Setecidades Titulo Em Santo André
ONG de combate ao câncer de mama busca fundos para sede

Grupo precisa ampliar atendimento após atender em espaço cedido pela Prefeitura

Lays Bento
18/05/2025 | 23:09
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


A ONG Viva Melhor, de Santo André, que auxilia mulheres diagnosticadas com câncer de mama há 26 anos, chega ao fim da primeira fase da construção da sua sede própria com uma preocupação: a possibilidade de completar ou não a obra. Segundo a presidente da associação, Vera Emília Chiavelli, o risco de infiltrações enquanto a etapa se prolonga depende do levantamento de doações para continuidade. 

A instituição funciona na UBS do Centro e conseguiu comprar, em 2020, o próprio terreno após trabalhar por 14 anos no espaço cedido pela Prefeitura. “Crescemos em atendimento, então era inevitável. Só que, sem dinheiro, a conclusão só fica distante. Então buscamos intensificar rifas para levantar fundos, por exemplo”, destaca ela, que também já foi diagnosticada com câncer de mama, venceu a doença em 1996 e fundou, junto à falecida amiga Terezinha Cipriani, a organização andreense sem fins lucrativos, hoje com mais de 50 voluntárias.

O grupo está engajado no acolhimento de outras mulheres, doação de prótese mamárias para todo País e no empréstimo de peruca. Por dois anos, o sonho do espaço próprio no bairro Casa Branca (Rua Antônio Cardoso Franco, 167) ficou paralisado por conta da pandemia.

Agora, de acordo com Vera, a primeira fase da obra, que ergueu paredes e teto, já está completa. O acabamento do piso, forro, assim como a instalação de janelas e portas, entretanto, ainda preocupam. “Dá margem a infiltrações, por exemplo. Mas o que a gente consegue de doação já está indo tudo para a construção. Então, infelizmente, é aguardar para ver como podem nos ajudar. Se tivéssemos mais recursos, com certeza a obra já estaria finalizada”, desabafa ela, com o sonho de que o espaço chegasse a novembro de portas abertas para a causa.

Mirando principalmente na solidariedade do fechamento de parceria com empresas, até o momento, para que o projeto saia do papel, a ONG também começou a vender camisetas, artesanato, fazer bingos e chás solidários. De acordo com Vera, a doação voluntária de simpatizantes com a iniciativa de combate ao câncer até o momento tem se mostrado fundamental. “A gente ainda terá que também pagar a mão de obra. Então estamos com uma expectativa para as nossas vendas na próxima participação da Feira da Fraternidade e Arraial Solidário na cidade”, revela. 

O Pix para ajudar é o 11976292619, sendo o Instagram para acompanhar as ações ou entrar em contato o @ongvivamelhor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;