Setecidades Titulo Segurança
Novo seccional de São Bernardo mira crime patrimonial

Roubos de celular e motos estão no foco do delegado, que tem 40 anos de carreira

Gabriel Gadelha
Especial para o Diário
18/05/2025 | 22:41
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O delegado Domingos Paulo Neto assumiu o comando da Delegacia Seccional de Polícia de São Bernardo, delineando suas prioridades para a segurança da região em suas primeiras semanas à frente da unidade. O novo seccional enfatizou o foco na coleta detalhada de dados sobre a criminalidade e no combate ao crime patrimonial como pilares iniciais de sua gestão.

Desde o fim de abril. à frente da Seccional de São Bernardo, que também coordena as ações policiais em São Caetano, Domingos Paulo Neto iniciou seu comando com a definição de metas claras para a segurança da região. Segundo o novo titular, a prioridade é a obtenção de um panorama completo da criminalidade e dos recursos disponíveis na unidade. “Nos primeiros dias eu procuro obter as informações pertinentes à própria seccional. Informações essas que têm vários braços, por exemplo: recursos humanos, meios de transportes e viaturas”, detalhou o delegado, contextualizando a abrangência de seu levantamento inicial.

Um dos focos principais da gestão de Domingos Paulo Neto é o combate ao crime contra o patrimônio em São Bernardo e São Caetano. “Eu foco muito já no crime, principalmente o crime contra o patrimônio. E eu posso falar isso com bastante tranquilidade, porque eu passei mais da metade da minha carreira em departamento especializado”, declarou o novo seccional, sinalizando uma atenção especial para roubos, incluindo os de celulares e com uso de motocicletas, com base em sua experiência pregressa.

Domingos possui mais de 40 anos de carreira. Ele já foi delegado da 6ª Delegacia Seccional de Polícia e diretor do DHPP (Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa. O delegado nasceu em 6 de março de 1957, em São Paulo. Formou-se em Direito pela Universidade Mackenzie em 1980 e ingressou na Polícia Civil em 1976 como investigador. Tornou-se delegado em 1982.

Em 2009, foi nomeado Delegado Geral de Polícia do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até 2011. Na atualidade, em março de 2025, assumiu a Assistência Policial do Demacro.

Descrevendo sua abordagem de liderança, o novo comandante enfatizou a necessidade de observar o trabalho das equipes antes de implementar mudanças. “Eu não tenho por hábito chegar e proceder a mudanças. Eu primeiro preciso observar o trabalho de cada um. É evidente que uma ou outra foi efetuada uma ou outra mudança pontual foi realizada, mas de modo geral, eu costumo analisar a produção”, explicou.

A colaboração entre a Polícia Civil, a Polícia Militar e as GCM (Guardas Civis Municipais) é considerada fundamental pelo titular da Seccional para a segurança de toda a região. “Nós seguimos a mesma linha do delegado-diretor, do delegado-geral e do secretário, que é a integração. Cada instituição com as suas atribuições”, pontuou, explicando a base de sua visão sobre a atuação conjunta das forças.

Em relação às expectativas, o novo comandante demonstrou uma visão de manter a tendência de queda nos índices criminais em São Bernardo e São Caetano, com foco principal na redução de roubos. “A tendência aqui é de queda nos crimes, principalmente no roubo. Eu espero manter essa tendência de queda e melhorar esses números”, afirmou.

A situação do efetivo policial em São Bernardo e São Caetano está sob avaliação pelo novo titular da Seccional, com uma indicação de cautela em relação a mudanças imediatas. “Quanto ao efetivo nós não temos problema. Vamos aguardar mais um pouco para verificar se os que estão trabalhando, principalmente nos comandos, nas titularidades, estão respondendo à altura”, declarou.

Em sua mensagem aos moradores de São Bernardo e São Caetano, o novo comandante pediu confiança e colaboração com a polícia. “Vamos diminuir a sensação de insegurança. Vamos confiar mais na polícia. Vamos interagir mais com a polícia, passar essas informações tão valiosas e conhecer os policiais que trabalham nos distritos, principalmente, aqui de São Bernardo, de São Caetano”, conclamou, buscando uma maior aproximação entre a comunidade e a polícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;