Política Titulo Transporte
Debate sobre Tarifa Zero ganha força nas câmaras

Depois de Santo André e São Bernardo, Legislativo de Diadema propõe audiência

Bruno Coelho
18/05/2025 | 21:49
Compartilhar notícia
Wilson Guardia 17/10/24


Mais uma vez, a proposta sobre o Tarifa Zero nos ônibus municipais reverberou em uma Câmara Municipal do Grande ABC. Desta vez, os vereadores de Diadema aprovaram, sem resistência, o requerimento apresentado por Josa Queiroz (PT), para a realização de uma audiência pública no Legislativo, a fim de discutir a gratuidade nas linhas municipais de transporte coletivo. De acordo com o parlamentar, a plenária será o primeiro passo para o tema avançar pela cidade.

O requerimento apresentado por Josa, na última quinta-feira (15), reforça que o Tarifa Zero é um assunto presente no debate político nos municípios. Inclusive, a redação cita cidades onde tal proposta já é uma realidade, como São Caetano, que tem previsão de custeio da gratuidade nos ônibus que circulam pelos itinerários municipais no valor de R$ 37 milhões, conforme indica o Orçamento 2025.

Uma vez aprovado o requerimento no Parlamento, Josa prevê a realização da audiência pública para julho. “Teremos a presença de quem mais defende o Tarifa Zero no Brasil, que é o deputado (federal) Jilmar Tatto (PT). Ele, inclusive, é responsável pela elaboração (desse projeto) em São Paulo e a nossa ideia é mobilizar a sociedade para fazer esse debate acerca da viabilidade desse programa em Diadema”, avaliou o vereador.

Para Josa, a plenária vai se propor a discutir o melhor formato para a implantação da gratuidade no embarque de passageiros. A depender da receptividade da população e da sociedade civil organizada, conforme prevê o vereador, o tema pode ganhar força ainda no segundo semestre deste ano.

“Queremos fazer um grande movimento na cidade, junto à população que utiliza o transporte público, à juventude e aos estudantes, para desencadear um amplo debate na sociedade, e assim elaborar um projeto de lei para a Câmara”, pontuou.

Além de Diadema, o Tarifa Zero vem ganhando força pela região, como em São Bernardo, onde o vereador Ananias Andrade (PT) planeja constituir uma Frente Parlamentar a fim de prosseguir com esse debate. Em Santo André, o parlamentar Clóvis Girardi (PT) organizou uma plenária para debater tal proposta no Legislativo. Ambos querem elaborar estudos de viabilização do programa.

Pelo Brasil, atualmente, cerca de 140 cidades contam com o passe livre para viagens no transporte público. Segundo estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, o Tarifa Zero aumenta o potencial de uso do transporte público pela população.

Um exemplo volta a ser São Caetano, onde essa mesma pesquisa apontou um crescimento de 218% no número de passageiros que embarcam linhas municipais, durante quatro meses de programa. Tal cenário resulta também em uma expansão na oferta de ônibus circundantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;