Política Titulo Novo endereço
Vereador de São Caetano quer tirar Baep de São Bernardo

Marcel Munhoz propõe ao Executivo estudos para instalar o batalhão no Centro da cidade

Wilson Guardia
23/05/2025 | 22:54
Compartilhar notícia
FOTOS: Arquivo Fundação Pró-Memória e Claudinei Plaza/DGABC


Marcel Munhoz (Progressistas), vereador de São Caetano, quer instalar uma unidade do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) no Centro da cidade. O local apontado pelo parlamentar é “estratégico” e já abrigou outra unidade da Polícia Militar. “Trará respostas ainda mais rápidas às ocorrências”, pontuou.

Policial civil de carreira e com pautas voltadas à Segurança Pública, Munhoz propõe que a divisão especializada seja instalada no mezanino do terminal rodoviário, área que já abrigou a Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar (vide foto de 1997). Segundo a Fundação Pró-Memória, o espaço de estudos funcionou por ao menos quase uma década no local, até 2005, quando foi transferido para outra região de São Paulo.

“Creio que a instalação do Baep em nossa cidade trará uma resposta ainda mais rápida às ocorrências, mantendo nossa população e a região mais seguras e convictas nas políticas públicas voltadas à segurança, que prevê a integração com a Guarda Municipal e Polícia Civil”, sustentou o vereador.

Leia também:

Vereador quer fim do tempo mínimo de residência para acesso a benefícios  

A atual sede do 6º Baep, responsável por atender as sete cidades do Grande ABC, atualmente está instalada no Jardim do Mar, na região central de São Bernardo. O Diário apurou que alguns policiais estariam insatisfeito com as condições do espaço compartilhado com outros departamentos da segurança pública municipal e estadual. “A indicação também se faz necessária para dar mais conforto e autonomia aos profissionais que atuam no dia a dia na linha de frente no combate à criminalidade”, explicou Munhoz.

Entretanto, apesar da propositura tramitar localmente, a decisão de transferir a unidade para São Caetano depende exclusivamente da secretaria estadual de Segurança Pública, sob a gestão de Guilherme Derrite, correligionário de Munhoz,  e com aval do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Com a indicação aprovada e levada ao Executivo, a Prefeitura de São Caetano iniciará estudos que possam convencer o Estado a promover a troca da sede do Baep. Não há prazo para análises e possíveis articuladores.

Leia mais:

Vereador Marcel Munhoz se aproxima do Progressistas




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;