São Bernardo promove neste sábado (24) seu primeiro ‘Sabadabadou’. Segundo a Prefeitura, a iniciativa, que integra atividades pedagógicas, culturais e lazer, deve envolver 12 mil estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede.
A ação é desenvolvida pela Secretaria de Educação junto a 53 escolas e mais de 1.300 profissionais do segmento. A partir da mobilização, a ideia é movimentar, como parte letiva do calendário escolar, 18 praças em São Bernardo.
De acordo com a proposta da Pasta, cada escola participante desenvolverá uma programação para o dia, com duração aproximada de duas horas, envolvendo alunos, familiares e educadores nos espaços de convivência.
Para o secretário de Educação da cidade, Júlio César da Costa, a iniciativa integra e fortalece a Semana Mundial do Brincar, movimento global que “visa ressignificar o brincar como um direito essencial da infância”, conforme estabelecido pelo artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas). “Mais do que uma atividade recreativa, o brincar é reconhecido como fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo das crianças. Ao ocupar as praças com propostas lúdicas e educativas, o município reafirma o seu compromisso com uma educação integral, democrática e humanizadora, em consonância com os princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com a valorização da cultura da infância”, reforça.
A interação entre os moradores das praças envolvidas também é considerada ganho pela equipe organizadora. Por nota, a secretaria destacou que a realização gera “a expectativa de que a população passe a ter mais atenção nos cuidados, evitando a degradação e o mau uso” dos espaços públicos na cidade. <EM>
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.