Setecidades Titulo Memória
Valter Scarpelli. Memória e história. Natureza e partilha. Poesia e reflexão. Agora, um livro.

Com raízes no Centro de São Bernardo, há anos protetor na Estrada da Xiboca, ele volta ao campo do Brasil com um presente à sua gente

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/05/2025 | 02:30
Compartilhar notícia


“Passamos a semana em Riacho Grande, percorrendo os bairros mais afastados de São Bernardo. E descobrimos três legítimos batateiros "exilados" no distrito: o esportista e intelectual Valter Scarpelli (da Estrada da Xiboca), o moveleiro Edmir Oneda (da Estrada da Cocaia) e o ambientalista Hermínio Costa (da Vila Tosi)”.

Cf. Memória, 9-10-2011.

Em 19 de agosto de 2015, Valter Scarpelli escreveu: “Estou completando, nesta longa estrada da vida, meus 7.6 pontos. Espero que Deus me dê forças para chegar nos 8.0. Daí pra frente vai ficar mais fácil”

E quase dez anos se passaram. Scarpelli venceu a Covid, passou com inteligência pelos 8.0. E nesta quinta-feira os amigos o aguardam para o lançamento do livro “É sobre amor, tempo, evolução... E a vida”, com um subtítulo igualmente sonoro: “Apanhados poéticos de Valter Scarpelli”.

Valter Scarpelli é esse moço das fotos: palmeirense, craque histórico do EC São Bernardo – o verdadeiro, de 1928, o “Esporte” querido, alvinegro – e o pensador dos dias atuais na sempre eterna Estrada da Xiboca.

Ali, Valter Scarpelli vive em meio à natureza, preservando-a, recebendo os amigos, promovendo as festas das crianças da comunidade, seus amigos mais novos. E fazendo poesia e memória, como neste conto escolhido, dos primeiros que ele editou em sua página virtual: “A minha cidade”.

Como diz Scarpelli: “Todos os projetos de vida envolvem valores, tanto os materiais como os espirituais. E quando o ser humano aprender a usá-los com honestidade, sinceridade e sabedoria, terá um feliz e equilibrado viver”.

Querido Valter Scarpelli, seja bem-vindo de volta ao Estádio Almerindo Protti.

A cidade onde moro

Uma crônica de Valter Scarpelli

A minha cidade é cortada por um rio de águas límpidas, piscosas, ladeadas por árvores frutíferas, onde os pássaros fazem a festa. Têm bancos para o povo desfrutar e um calçadão, com lojas de artesanato, lanchonete, sorveteria. E apesar de ser uma cidade industrial, ela é limpa, despoluída, o esgoto é tratado, não se encontra lixo nas ruas, sua segurança é ótima, seu povo ordeiro.

E por ser habitada por diversas raças, que procuram manter suas tradições, sempre temos festas, dos italianos, dos japoneses, dos espanhóis, dos alemães, dos portugueses.

Temos um bonito estádio, e a nossa equipe de futebol sempre se apresenta bem no Campeonato Brasileiro.

Bola ao cesto, vôlei, natação, handebol, também representam bem nossa cidade.

Mas a sua grande atração é o nosso grande orgulho: a represa Billings. Ela se mantém preservada, é a paixão dos pescadores. Temos ótimos passeios de barco, shows, competições, e nos locais previamente estabelecimentos temos lanchonetes, restaurantes, pousadas, hotéis, estacionamentos, pistas para ciclismo, corridas, passeios.

Contando com a colaboração da Prefeitura, foi fundada uma cooperativa, com o objetivo de criar peixes; que além de repovoar a represa, também atendem o mercado consumidor.

Enfim, nossa represa Billings também gera empregos e renda. Convém esclarecer que nossa cidade só tem 50% de área habitável, o restante é de preservação ambiental. 

Nossos bons administradores, e nossos competentes políticos, além de manterem a área de preservação, também tiveram capacidade e sabedoria para transformar a represa Billings nessa grande atração turística.

EPÍLOGO – Tentei, resumidamente, descrever a minha cidade. Se tiver dificuldades para conhecê-la, faça como eu: imagine-a! Às vezes tenho certas inspirações que me levam ao que eu gostaria que fosse realidade.

O livro de Valter Scarpelli

Coletâneas e escritas

Lançamento: hoje, 22 de maio

Horário: 18h30

Local: Espaço Almerindo Protti, o Veio Brota

Endereço: Rua Imperatriz Leopoldina, 929, Nova Petrópolis, São Bernardo

Crédito da foto 1 – Divulgação: Carlos Borges Filho

Crédito da foto 2 – Álbum pessoal

O CRAQUE, O PENSADOR. Segunda metade da década de 1950, jogo noturno no Estádio Italo Setti. O Esporte vai a campo com Romano, Valdemar Lazzuri, Ponce, Romeu, Zeca Cassettari (um palestrino no Esporte) e Geta; no ataque, Jair, Valter Scarpelli, Lamparina, Delaruvera, Nenê e Cacau; no destaque, Scarpelli hoje, na sua chácara, na Estrada da Xiboca

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quarta-feira, 21 de maio de 1975 – Edição 2752

MANCHETE – Pedágio custará mais caro e será ampliado.

A Dersa anunciaria um novo aumento na tarifa dos pedágios na Anchieta e Imigrantes. E a Secretaria dos Transportes estudava a introdução do pedágio em outras vias, inclusive na Castelo Branco.

SANTO ANDRÉ – O bulevar da Rua Coronel Oliveira Lima iria continuar, anunciava o secretário Álvaro Nosé, dos Serviços Urbanos.

RIO GRANDE DA SERRA – Prefeitura abria concurso publico para a contratação de dez novos funcionários.

EM 22 DE NOVEMBRO DE...

1905 – Anúncio: madame Louise Coster tem a honra de avisar que mudou a sua loja de chapéus para a Rua Boa Vista, 47.

1955 – São Paulo realizava eleição suplementar para escolha do seus novos prefeito e vice-prefeito; Lino de Matos e Wladimir de Toledo Piza eram eleitos para completar o mandato iniciado por Jânio Quadros e Porfírio da Paz, que renunciaram para assumir o governo do Estado. 

Na transição, foi prefeito de São Paulo William Salem, presidente da Câmara Municipal, mais ou menos como ocorreu em Santo André com a renúncia de Fioravante Zampol e a posse de Bruno Daniel e Luiz Boschetti.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Bom Jesus dos Perdões, Fernandópolis, Igarapava, Neves Paulista, Pederneiras, Sales Oliveira, Santa Branca, Santa Rita d’Oeste e Santa Rita do Passa Quatro.

Pelo Brasil, entre outras cidades, Extrema e Santa Rita do Sapucaí (MG) e Itaboraí (RJ).

HOJE

Dia do Apicultor

Dia Internacional da Biodiversidade

Dia Nacional do Abraço.

Santa Rita de Cássia 

22 de maio

[Itália: 1381-1457]. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada "advogada das causas perdidas" e "santa dos impossíveis".

GRANDE ABC – A região possui várias paróquias e capelas dedicadas a Santa Rita de Cássia: Jardim Cristiane, Bairro Pinheirinho e Vila Tibiriçá, em Santo André; Jardim Industrial, Núcleo Taquacetuba e Parque Havaí, em São Bernardo; Bairro Noevo, Vila Santa Rita, Jardim Canhema e Viela Santa Rita, em Diadema; Bairro Santo Bertoldo, em Ribeirão Pires.

Ilustração: Gráfica Umuarama




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;