Escola técnica de São Caetano conjuga exatas com humanas e reúne flashes de meio século atrás
“Inaugurado ontem à noite o Colégio Técnico Industrial Jorge Street, em São Caetano”.
Cf. Diário, 21-4-1975.
Nos 50 anos da ETEC Jorge Street, completados ontem e celebrados hoje com missa na Matriz Sagrada Família, em São Caetano, o presente quem oferece é o professor Marco Mandarino, que diz:
Convido todos a conhecerem meu trabalho sobre essa família que me acolheu há 35 anos.
O início de tudo é um resgate sobre nossas origens, contendo documentos e muitas fotos.
O material até aqui reunido está disponível em formato PDF, podendo ser feito o download gratuitamente na página inicial do site http://memorias.jorgestreet.com.br/
Objetivo: formar técnicos
Pesquisa: Marco Mandarino
WALTER BRAIDO
Um primeiro nome a se destacar, o de Walter Braido. Desde sua primeira candidatura a prefeito, em 1961, o tri-prefeito defendia a ideia de se construir o que chamava de “a primeira universidade operaria do Brasil”.
Braido discursava: “É preciso acabar com o bacharel que não sabe bater um prego”.
Ou então: “É preciso criar um tipo de técnico preparado para trabalhar com as mãos e com o cérebro”.
UM MEMORANDO
O de número 781, de 1967. O prefeito Braido autorizava a Diretoria Municipal de Obras a colocar em concorrência pública a construção do prédio onde deveria funcionar uma escola ou faculdade de tecnologia.
O prédio ficou pronto ainda durante a primeira gestão do prefeito Braido (1965 a 1969). Mas o Colégio Técnico Industrial Jorge Street só seria instalado na segunda gestão Braido (1973-1976).
PRIMEIROS DIRIGENTES
Professor Hamilton Negrão, como primeiro diretor, e o professor Benedito Bento Lolatto, como vice-diretor, tomaram posse em 17 de abril de 1975, antes, portanto, da inauguração oficial da escola, que recebeu o nome de Colégio Técnico Industrial Jorge Street, conforme assinalado na reportagem do Diário.
PRIMEIRO ANIVERSÁRIO
Celebrado em 20 de maio de 1976.
Houve disputas esportistas entre a Jorge Street, a ETI Lauro Gomes (de São Bernardo), o Curso Singular e a Escola Técnica Walter Belian (de São Paulo).
Luiz Carlos Street, neto do patrono, descerrou o quadro de Jorge Street.
Entre as demais solenidades, uma missa em ação de graças – tal e qual a que vai ser celebrada meio século depois, na noite desta quarta-feira.
A BANDA MARCIAL
Fundada em maio de 1976, a banda marcial alcançou grande êxito desde o início. Participou de concursos, excursionou pelo Interior, chegou a Minas Gerais. À frente, como instrutor, o professor Antonio Homem de Bittencourt.
A BIBLIOTECA
Um dos primeiros departamentos da escola foi a biblioteca, já com 2.300 exemplares em dezembro de 1977, mais revistas especializadas, um projetor de slides, sete retroprojetores e fichários.
E ASSIM...
Todas estas informações, aqui resumidas, estão no site elaborado pelo professor Marco Mandarino. As pesquisas prosseguem. “Memória” acompanha.
Crédito das fotos 1, 2, 3 e 4 – Acervo: ETEC Jorge Street
CAMINHADA
1 – Vistoria às obras. Nos fundos do prédio, prefeito Walter Braido, secretário de Educação do Estado José Bonifácio Coutinho Nogueira, professor João José Dario e o diretor Hamilton Negrão
2 – No primeiro aniversário, sessão cívica no auditório
3 – O primeiro desfile de 7 de setembro, em 1976, na Avenida Goiás...
4 - ...e a primeira rainha da escola, 49 anos atrás
NAS ONDAS DO RÁDIO
Canta Itália
Todo romantismo e musicalidade da Itália, com várias seções de entretenimento e espaço ao ouvinte.
No “Momento Memória”, uma homenagem ao jornalista Valdenízio Petrolli.
Descendente de italianos, nascido no interior de São Paulo, Petrolli veio menino para Santo André. Aos 18 anos, ele publicava nesta data, 21 de maio, no ano de 1968, a primeira coluna de Filatelia no Diário do Grande ABC, que faria história.
Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.
DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quarta-feira, 21 de maio de 1975 – Edição 2752
SÃO CAETANO – Para acabar com as constantes quedas de carros no Córrego do Moinho, a Prefeitura estudava a colocação de defensas protetoras em toda a extensão da
Avenida Presidente Kennedy.
NOTA – Hoje o Córrego do Moinho está todo fechado, sobre o qual funciona uma pista para caminhadas, totalmente ajardinada.
VOLEI FEMININO – São Caetano EC tornava-se campeão pela primeira vez do Estado ao vencer, em seu ginásio, o Paulistano por 3 sets a 1.
As campeãs: Cássia, Ana, Sandra, Silvia, Marina, Gloria, Elza, Irma, Marisa, Roca e Regina Célia. Técnico: Newton Conrado.
EM 21 DE MAIO DE...
1905 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – Esteve nesta cidade o sr. José Cândido da Silveira, fazendeiro residente na Estação Igaçaba.
NOTA – A estação Igaçaba, inaugurada em 1899, faz parte do atual Município de Pedregulho (SP).
Em Ribeirão Pires houve um grande conflito na casa de Abelardo Seres, no qual foram envolvidas 15 pessoas, com várias feridas e um caso grave.
1955 – Anúncio: barateie seu custo de transporte com Scania Vabis, o gigante da estrada. Serva Ribeiro S.A.
NOTA – Até então, a Scania não possuía fábrica fora da Suécia. A primeira seria aberta em 1957, na Vila Carioca, em São Paulo, sendo transferida em 1962 para a Vila Euro, em São Bernardo, onde permanece.
HOJE
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Data proclamada pela ONU em 2002.
Dia da Língua Nacional.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Jumirim, Nantes e Paulistânia.
Pelo Brasil, aniversariam Tombos (Minas Gerais) e Torres (Rio Grande do Sul).
São Cristóvão Magalhães
21 de maio
Mexicano, natural de Guadalajara, onde nasceu em 1860. Sacerdote. Fuzilado pelo governo anticlerical mexicano, em 1827, juntamente com vários companheiros. Na hora do martírio, confortou um companheiro: “Esteja tranquilo, meu filho: só mais um momento e depois o céu”.
Imagem: Vatican News (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.