Parceria entre Prefeitura e USCS une atendimento a pacientes com doenças infectocontagiosas ao monitoramento e análise de dados
A Prefeitura de São Caetano inaugurou hoje, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), o Ciedi (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas) Helena Franco Munhoz, instalado no prédio onde seria feita, no ano passado, a UBS-Escola. O equipamento, que recebeu investimento de R$ 6,2 milhões da USCS, substitui o Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas) e tem a expectativa de realizar 1.400 atendimentos por mês.
O Ciedi, para onde serão encaminhados pacientes com doenças infectocontagiosas, como HIV/Aids, hepatites virais (B e C), tuberculose, hanseníase e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), possui seis consultórios médicos, sala de vacinação, triagem, coleta de exames e esterilização. O novo equipamento, além de oferecer os serviços já consolidados, como testagem rápida, distribuição de preservativos e acompanhamento dos pacientes crônicos, será responsável pela inteligência epidemiológica.
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella (PL), explicou, durante a inauguração, que o espaço prestará atendimentos especializados nas áreas de infectologia, nutrição, psicologia, odontologia, enfermagem e serviço social. “A partir de amanhã, os atendimentos do Cepadi já serão feitos aqui. A Adriana (secretária de saúde, Adriana Berringer Stephan) deu a ideia de fazermos a readaptação do Cepadi e utilizamos esse prédio que foi entregue ano passado (onde seria a UBS-Escola), mas não tinha mobiliário e equipamentos. É para uma camada da população que precisa de uma série de cuidados, como odontológico e psicológico, que eles não encontram em qualquer local. Estamos dando um grande avanço”, avaliou o chefe do Executivo.
A secretária de saúde de São Caetano contou que, além do monitoramento e geração dos dados, eles serão analisados. “Nós já temos um serviço junto com a vigilância epidemiológica, mas faltava compilar e analisar esses dados com agilidade para que possamos ter respostas mais rápidas no que diz respeito à saúde pública. Eles serão trabalhados e comparados com dados regionais, nacionais e até internacionais para termos tomadas de decisões cada vez assertivas e em tempo real”, disse Adriana.
O reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), professor Leandro Prearo, ressaltou a importância deste monitoramento.
“Vai nos permitir antecipar surtos e criar ações preventivas de saúde. O objetivo da parceria com a prefeitura é a interação acadêmica, pois esse espaço integra muitos cursos. Os alunos vão poder estagiar em diversas áreas, de medicina, enfermagem, farmácia, entre outras”, destacou.
No espaço, que fica na Rua Pernambuco, altura do número 76, Centro, serão realizadas capacitações de profissionais de saúde, em parceria com os docentes da USCS.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.