Setecidades Titulo Serviço 710
CPTM terá mudanças na operação no Grande ABC neste fim de semana

As alterações acontecem ainda nas linhas 11-Coral e 12-Safira

Da Redação
16/05/2025 | 17:29
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC


Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas neste fim de semana (17 e 18) para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea. As principais alterações irão ocorrer no Serviço 710, mais precisamente na Linha 7-Rubi, continuação da Linha-10 Turquesa, e nas linhas 11-Coral e 12-Safira.

No Serviço 710, as mudanças serão iniciadas às 21h de sábado, quando os trens que seguem em direção a Jundiaí não irão parar na Estação Água Branca. Desta forma, o passageiro que está nesta estação e quer seguir para Jundiaí deve embarcar no sentido Rio Grande da Serra, desembarcar em Palmeiras-Barra Funda e seguir no sentido desejado. Já para quem quer desembarcar em Água Branca, deve seguir até a Estação Lapa e embarcar no sentido oposto.

Além disso, também a partir de 21h de sábado, os trens do Serviço 710 que seguem em direção a Rio Grande da Serra utilizarão a plataforma 7 da estação Palmeiras-Barra Funda. As alterações, que permanecerão até o fim da operação comercial de domingo, serão fundamentais para que a CPTM realize obras nos sistemas elétricos e equipamentos de via, como substituição de chaves seccionadoras, conferência de rede aérea, além de substituição de trilhos e carga e descarga de materiais de via.

No domingo, entre 7h e 19h, o embarque e desembarque nas estações Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora ocorrerão pela plataforma 1, para realização de obras de manutenção.

LEIA TAMBÉM:

CPTM confirma fim do serviço que liga Grande ABC a Jundiaí

Linha 11-Coral com Sistema Paese

Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial de sábado, das 4h à meia-noite, o trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano estará interditado. Haverá alteração nas plataformas de embarque e desembarque nas estações Jundiapeba, aonde os trens chegam e partem pela plataforma 2, e em Suzano, com circulação de trens pela plataforma 1.

O sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho interrompido. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.

Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, S/N, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, o embarque acontecerá na Avenida Aurea Martins dos Anjos, S/N, em frente à estação, embaixo da cobertura.

Já no domingo, o Paese será entre as Estações Calmon Viana e Jundiapeba – onde os trens continuarão utilizando a plataforma 2 para embarque e desembarque. Em Calmon Viana, onde apenas a plataforma 1 será usada pelos trens da Linha 11-Coral, o embarque e desembarque acontecem em frente à estação (Av. Brasil, S/N, Poá). O meio de embarque nos ônibus do Paese será o mesmo, com a necessidade de senha para a continuidade das viagens.

Linha 12-Safira

Já na Linha 12-Safira, as mudanças ocorrem apenas no domingo. Das 04h às 08h os trens utilizarão apenas a plataforma 1 nas estações Itaim Paulista e Jardim Romano para a desmontagem e retirada de uma máquina de chave (que faz parte do Aparelho de Mudança de Via) e de ferragens.

Além disso, nas estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, apenas a plataforma 2 será utilizada das 08h30 às 18h30 para a substituição de calhas na cobertura da Estação São Miguel Paulista.

A estratégia será adotada para a realização do serviço de adequação de rede aérea e instalação de dispositivos nos postes da via 3, atualmente não operacional, para torná-la disponível durante a execução das obras na ponte ferroviária, localizada na região de Suzano, que segue com uma parte interditada após a equipe técnica identificar o desgaste da estrutura.

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;