A nova chamada, somada aos 36 agentes já nomeados neste ano, eleva para 106 o total de profissionais concursados convocados pela Secretaria de Educação em 2025
Em mais um passo concreto rumo à inclusão, a Prefeitura de Diadema convocou 70 novos agentes de apoio escolar para atuarem com crianças com deficiência e alunos com transtorno do espectro autista (TEA) nas unidades da rede municipal. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com uma educação mais humana, acessível e acolhedora.
LEIA MAIS: Governo Taka propõe 4,87% de reajuste e novo auxílio-saúde a servidores
A nova chamada, somada aos 36 agentes já nomeados neste ano, eleva para 106 o total de profissionais concursados convocados pela Secretaria de Educação em 2025. Eles atuarão no atendimento educacional especializado, garantindo suporte individualizado dentro da sala de aula para mais de 2.300 estudantes da Educação Especial — número recorde registrado pelo Censo Escolar.
“Estamos fortalecendo o cuidado com nossas crianças e famílias atípicas. Isso passa pela presença de profissionais preparados, por um ambiente acolhedor e por uma gestão comprometida com a inclusão”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi (MDB).
Além dos agentes de apoio, a rede municipal também conta com seis novos professores da Educação Básica Especial e com 48 estagiários já contratados de um total de 150 autorizados, em parceria com UFABC, UNIFESP e CIEE. O objetivo é garantir um acolhimento qualificado desde o primeiro dia de aula.
“Esses agentes são fundamentais para garantir o suporte necessário dentro das salas de aula, facilitando a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com autismo. Investir em profissionais capacitados é assegurar que cada criança receba a atenção e o cuidado que merece”, destacou o secretário de Educação, Felipe Sigollo.
LEIA MAIS: Taka diz que segurança será foco nos próximos 130 dias em Diadema
Outras ações da Prefeitura voltadas à inclusão incluem formações sobre os Planos de Ensino Individualizados (PEIs), ampliação do atendimento no Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) e a criação em andamento de um Centro de Referência da Pessoa com Deficiência e Autistas.
A gestão municipal também se mantém próxima da comunidade atípica, com participação ativa em eventos como o FAFA Verão, MADnique e na organização da Caminhada do Orgulho Autista, marcada para 29 de junho.
A política de inclusão em Diadema avança com base em diálogo, investimento e, acima de tudo, respeito à diversidade.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.