Objetivo é reforçar estratégias conjuntas no combate ao crime
A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, realizou a primeira reunião do Cosem (Conselho de Segurança Municipal) de 2025 na terça-feira (13), no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). O encontro marcou o início das atividades do conselho neste ano, reunindo representantes das forças de segurança, do poder público e da sociedade civil organizada para tratar de estratégias conjuntas de prevenção e combate à criminalidade.
O comandante-geral da GCM (Guarda Civil Municipal), inspetor Sergio Ramos Vieira, destacou a importância do Cosem como uma esfera voltada à promoção da integração entre forças policiais e a sociedade civil organizada na área da segurança pública, bem como as atribuições legais do conselho. Foi apresentado ainda o Regimento Interno do Cosem, instituído pelo Decreto nº 11.730, de 22 de novembro de 2021, além de um panorama das ações da Secretaria de Segurança e do Plano Municipal de Segurança Pública, instrumento estratégico alinhado ao Sistema Único de Segurança Pública, à Constituição Federal e ao Plano Diretor da cidade.
Outro ponto de destaque na reunião foi a análise dos baixos índices criminais de São Caetano divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, que é o resultado direto da atuação conjunta e integrada entre as forças de segurança e o CGE. A cidade se destaca entre as mais seguras do País, reflexo do trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e dos investimentos do governo municipal em tecnologia e inteligência como CGE.
“A integração entre as forças policiais e a sociedade civil é indispensável para a eficiência das políticas públicas de segurança a fim de proporcionar uma cidade cada vez mais segura e com melhor qualidade de vida”, destacou o inspetor-chefe da GCM, Douglas Bispo da Silva.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.