Setecidades Titulo No Parque Jaçatuba
Foragido por roubo é preso escondido em baú de cama em Santo André

Homem era procurado desde 2021 e já havia conseguido escapar de outras tentativas de prisão; ação fez parte de operação da Seccional da Polícia Civil da cidade

Gabriel Gadelha
Especial para o Diário
30/04/2025 | 15:00
Compartilhar notícia
Reprodução/Polícia Civil


 Policiais civis do 5º DP (Distrito Policial) de Santo André prenderam, nesta segunda-feira (28), no bairro Parque Jaçatuba, um homem  procurado pela Justiça por crimes de roubo, incluindo invasão a domicílio. A prisão ocorreu durante uma operação deflagrada pela Delegacia Seccional de Santo André, sob coordenação do delegado seccional Marcelo Dias, com apoio do CIP (Centro de Inteligência Policial). A ação mobilizou todos os DPs da cidade, que atuaram no cumprimento de mandados contra foragidos.

Segundo o titular do 5º DP, Matheus Rezende, os mandados tinham como alvo criminosos considerados de alta periculosidade. “O foco foram assaltantes com grau de agressividade acima da média, como esse que foi preso agora, que já tinha passagens por roubo, inclusive a residência, e estava foragido desde 2021”, explicou.

O capturado é Lucas dos Santos, 30 anos. Em 2018, ele e um comparsa invadiram a casa de uma família japonesa em Santo André e roubaram cerca de R$ 500 mil. Ele também já havia sido preso por outro roubo em 2015. A polícia já havia tentado capturá-lo em outras ocasiões, sem sucesso.

"Nós já tínhamos notícias que agentes apareciam na residência e ele conseguia escapar. Usamos da expertise que temos no DP e estudamos a melhor estratégia para realizar a prisão", explicou Rezende.

Na manhã da prisão, os agentes do 5º DP cercaram o imóvel e foram recebidos pela mãe do procurado, que alegou que o filho havia se mudado para o interior há meses. Desconfiada, a equipe insistiu na entrada e encontrou indícios da presença do foragido — incluindo documentos e cartões em seu nome. Durante a vistoria, os policiais chegaram a encontrar uma escada posicionada sob uma laje com parte do forro caído, sugerindo uma tentativa de despistar a equipe com uma falsa pista de fuga. No entanto, ao checarem cuidadosamente o imóvel, localizaram Lucas escondido no baú de uma cama box — tática que já havia usado em outras ocasiões para escapar da prisão.

Durante a revista no imóvel, foram apreendidas quatro munições de calibre 380. Além de ser capturado, Lucas foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição. A Justiça converteu o flagrante em prisão preventiva. Além da pena de 7 anos e 8 meses, ele deve responder por mais 3 anos pelo novo crime.

“Foi um trabalho inicial de inteligência espetacular da seccional, com um levantamento muito bem feito dos foragidos", completou o delegado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;