Formação com duração de quatro meses é voltada para o ensino dos fundamentos da poesia e da prosa
Estão abertas até 15 de junho as inscrições para o curso “Pulsa Palavra”, primeira formação em escrita criativa da Casa da Palavra Mário Quintana em sua nova fase, após a revitalização. Voltado para o ensino dos fundamentos dos gêneros literários básicos – prosa (romance e conto) e poesia – o curso terá quatro meses de duração, com aulas às quintas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 12h30, até setembro.
As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/PulsaPalavra2025. O curso é gratuito e há processo seletivo de 16 a 23 de junho. Os interessados em uma das 30 vagas disponíveis deverão apresentar três textos de sua autoria, que serão analisados pelos professores do curso (não há escolaridade mínima exigida). A divulgação dos selecionados será no dia 24 de junho.
A primeira aula acontece em 26 de junho, dando início a um programa pensado em três etapas. A primeira explora os fundamentos da literatura, ao abordar a poesia antiga e sua origem oral, bem como os gêneros antigos que são épico, lírico e dramático, além de analisar as narrativas mitológicas e os contos maravilhosos, a tradição ocidental e outras, além de discutir a questão: o que é um clássico?
A segunda etapa do programa vai mergulhar no universo da prosa. O conteúdo das aulas traz uma introdução aos princípios básicos da prosa criativa e a leitura comentada de textos literários de diversas épocas e origens. Abordará também as diversas técnicas narrativas existentes em tópicos como as narrativas orais; o conto maravilhoso; a novela “picaresca”; a experiência coletiva e a experiência particular; o surgimento do romance; a consolidação do romance no século XIX; formas narrativas; a posição comprometida do narrador; unidade e pluralidade na constituição da personagem; crise da narrativa e da psicologia da personagem no romance moderno; o conto moderno e hibridismo na narrativa contemporânea.
A poesia ganha destaque na última etapa do curso, onde serão abordados os princípios básicos, desta que é considerada a forma mais antiga e mais universal de criação com a palavra. O programa traz a leitura comentada de textos literários de diversas épocas e origens e exercícios práticos de composição poética. Entre os tópicos que serão abordados estão a poesia antes e além da literacia; a poesia épica; a poesia lírica; a poesia didática; a imagem poética; o paralelismo; o ritmo; as ideias e as palavras; a melodia; as medidas do verso; a lírica moderna; a analogia; a implosão da forma na poesia moderna; a fantasia e o objetivismo; a poesia experimental e visual; e “A dois dedos da página, do olho e do ouvido” – poesia visual e experimental.
O conteúdo vai ficar a cargo dos escritores Reynaldo Damazio e Paulo Ferraz. Damazio é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela USP, editor, crítico literário, curador de eventos literatura e mediador de oficinas de criação e supervisor de conteúdo e formação nos museus Casa das Rosas, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida. Já Ferraz é poeta, tradutor e professor de escrita criativa. Ministrou cursos de criação literária na Casa das Rosas entre 2014 e 2024, nas modalidades ensaio e poesia, e na Capivara Cultural. Participou de festivais de poesia no México, Cuba, Equador, Estados Unidos, Espanha e Ucrânia.
A carga horária total do programa é de 52 horas, com término no mês de setembro. Na conclusão haverá um sarau de encerramento com a participação dos alunos e dos professores.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.