Gérard Departieu, ator de O Conde de Monte Cristo, foi condenado por agressão sexual nesta terça-feira, dia 13. O diretor francês, de 76 anos de idade, foi acusado de abusar de duas mulheres no set de filmagens de Les Volets Verts, em 2021, uma cenógrafa e uma assistente, de 54 e 34 anos de idade, respectivamente.
Ele foi sentenciado a 18 meses de prisão com pena suspensa, ou seja, Gérard não a cumprirá imediatamente. Além disso, o caso foi visto como um exemplo importante para ver como a França, especialmente no cinema, mudou após a #MeToo, uma hashtag que rodou as redes sociais, pautada em denunciar abusos sexuais de figuras públicas e poderosas, a fim de aumentar a seriedade do assunto e a justiça.
O ator, no entanto, negou as acusações e não compareceu à audiência que aconteceu nesta terça-feira e ainda teve seu nome incluído em uma lista de criminosos sexuais, determinado pela justiça francesa. Durante o julgamento de quatro dias, em março de 2025, o diretor afirmou que não é assim, mas confirmou que usou linguagem vulgar e sexualizada no set e agarrou os quadris da cenógrafa durante uma discussão, que, no entanto, negou ter sido com intenção sexual.
Vale lembrar que Gérard já foi indicado ao Oscar, em 1991, por sua atuação como Cyrano de Bergerac, do filme que leva o mesmo nome no título.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.