Um tornado que atingiu o município gaúcho de Erval Grande na tarde da última sexta-feira, 9, destruiu mais de 300 construções, deixou 55 famílias desalojadas e causou pânico entre os moradores. Apesar do susto, ninguém se feriu.
A prefeitura decretou situação de emergência. Outros 38 municípios da região foram atingidos na mesma tarde por chuvas e rajadas intensas de vento, mas sofreram menos estragos.
Moradores de Erval Grande narraram que o tempo começou a mudar por volta das 15h, quando começou a garoar no município de 5 mil habitantes. Em poucos minutos, porém, as nuvens se tornaram mais densas e o fenômeno começou.
O fenômeno durou cerca de 20 minutos e, segundo a Defesa Civil municipal, 285 casas ou lojas e 23 galpões foram ao menos parcialmente destruídos. Quase 50 quilômetros de fiação elétrica do município foram danificados, árvores caíram e estradas de acesso à zona rural foram interditadas.
A prefeitura decretou situação de emergência no sábado, 10, e já começou os trabalhos de reconstrução.
Analisando dados do radar meteorológico de Chapecó (SC), agentes da Defesa Civil de Erval Grande concluíram se tratar de um tornado, que "ocorreu após o transporte de calor e umidade vindos do Norte do País, aliado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria", informou o órgão em comunicado. "Estes tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos, que culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas", concluiu.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.