Investimentos da Prefeitura visam ampliar o descarte correto de resíduos e a reciclagem
Para incentivar a destinação correta de resíduos recicláveis em Santo André, aprimorar o atendimento aos moradores e garantir mais segurança aos zeladores, a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou a reforma da Estação de Coleta Sacadura Cabral.
O equipamento público receberá um novo cercamento, padronizado de acordo com o modelo dos ecopontos mais recentes, e a guarita será reformada, visando coibir invasões e furtos. Além disso, serão implantadas baias para a separação de resíduos volumosos, como sofás, colchões, pneus e isopor, o que proporcionará maior segurança ao armazenamento desses materiais, facilitando sua organização e remoção. A instalação dessas baias é uma iniciativa experimental, e, se bem-sucedida, será replicada nas demais unidades.
Outra novidade é que o espaço ganhará um inovador jardim de chuva, que terá a função de reter a água pluvial no próprio local. Por enquanto, as intervenções ocorrem com a Estação de Coleta Sacadura Cabral aberta ao público, mas ainda neste mês o local será fechado provisoriamente por 30 dias para conclusão dos trabalhos. A autarquia comunicará a população por meio de faixas e divulgação nas redes sociais.
Ainda para 2025, estão previstas reformas nos ecopontos Coleta Cata Preta, Paraíso, Ipanema, Cerquilho e Antonina. A Estação de Coleta Sacadura Cabral está localizada na rua Lauro Muller, 400, na Vila Sacadura Cabral. Todos os endereços e horários de funcionamento das 30 unidades existentes na cidade estão disponíveis no site do Semasa, no link direto https://bit.ly/estacoesdecoleta.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.