Política Titulo Participação popular
Gestão Taka recebe 16 mil sugestões nas escutas para o PPA

Prefeitura de Diadema realiza amplo processo participativo para elaboração do Plano Plurianual; 2.968 pessoas já foram entrevistadas

Angelica Richter
07/05/2025 | 08:28
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel | DGABC


O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB), comemora os bons números que resultaram das plenárias realizadas nas últimas semanas e da escuta ativa da população para a construção do PPA (Plano Plurianual) 2026–2029, que já conta com aumento significativo na participação popular em relação ao ciclo anterior (2021–2025), sob a gestão de José de Filippi Junior (PT). Segundo o prefeito afirmou ao Diário, é o ‘maior PPA da história de Diadema’.

LEIA MAIS: Com fim de contrato, Taka vai repactuar cronograma do CEU em Diadema

O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, que define as diretrizes, objetivos e metas do governo para um período de quatro anos. A escuta ativa realizada pela gestão vai ao encontro do que o emedebista preconizou antes de assumir a Prefeitura, de que iria garantir a construção ‘de forma colaborativa de uma Diadema marcada pela dignidade, ampliação de oportunidades e qualidade de vida para todos’. “Quem escuta mais erra menos. Nas outras gestões que passaram, por mais que se diziam participativas, não tinham esse vigor no processo democrático, com seriedade”, afirmou Taka. 

Ao todo, 2.968 munícipes já foram entrevistados, aumento de 110% em relação ao último PPA. Também foram recebidas 16.101 sugestões de melhorias, mais que o quádruplo do número anterior, representando crescimento de 227%. Além disso, 2.373 pessoas participaram presencialmente nas tendas de escuta espalhadas pela cidade.

Cerca de 850 moradores participaram das quatro plenárias realizadas em diferentes regiões da cidade. Três principais temas foram escolhidos até o momento pela população, saúde, segurança e educação, áreas essenciais, segundo a Prefeitura, para a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.

“Ficamos muito orgulhosos do PPA que realizamos aqui na cidade, pelos incríveis números alcançados. Das mais de 16 mil sugestões e das quase 3.000 pessoas ouvidas nesse processo. Nesse sentido, fizemos essas quatro plenárias, uma em cada região da cidade, tentando margear toda a população, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, para que possamos ter uma representatividade (ampla), assim como vamos avançar em alguns temas bem seccionados, para que também se escute e faça essa inclusão dentro do processo”, afirmou o prefeito. 

LEIA MAIS: Taka vai à Câmara e pauta Refis e LDO com vereadores

Taka destacou que a riqueza de detalhes que estão sendo coletados nas escutas faz com que se tenha um PPA que vai nortear os quatro anos de governo no sentido de ir realmente ao encontro do que a população almeja. Afirmou ainda que há diversas dificuldades na cidade que fazem com se tenha muita cautela ao pontuar prioridades. “Porém, não há prioridade maior do que as colocadas pela população. Todas as sugestões, comentários e audiências que foram gravadas fazem com que tenhamos essa preocupação. Saímos muito satisfeitos e leves, com o compromisso de construir, com essa oitiva, a quatro mãos (o PPA), com a opiniao da população”, destacou o emedebista.

Além dos encontros presenciais nas tendas espalhadas pela cidade, os diademenses podem contribuir com sugestões ou críticas pelo aplicativo COLAB ou pelo site oficial: https://ppa.diadema.sp.gov.br/logon/




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;