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Dia das Mães deve movimentar R$ 163 milhões na região

Pesquisa aponta crescimento nas vendas mesmo com inflação; comércio se prepara para a segunda melhor data do ano

Da Redação
02/05/2025 | 10:56
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FOTO: Celso Luiz/DGABC


O Dia das Mães de 2025 promete ser movimentado no Grande ABC. Segundo pesquisa da Strong Business School em parceria com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), a data deve injetar cerca de R\$ 163 milhões no comércio da região — um crescimento de 8% em relação ao ano passado, já descontada a inflação de 5,87% acumulada nos últimos 12 meses.

Mais de 500 consumidores foram ouvidos entre 2 e 25 de abril nas sete cidades da região. A pesquisa revelou que 53% pretendem comprar presentes para suas mães neste ano, e 45% afirmaram que vão gastar mais do que em 2024, demonstrando confiança mesmo em um cenário econômico desafiador. Outros 44% manterão o mesmo nível de gasto.

Presentes

A grande surpresa da pesquisa foi a mudança nas preferências de presente. Perfumes e cosméticos lideram a lista com 27% das escolhas, ultrapassando as roupas, que tradicionalmente eram as campeãs. Roupas devem ser a segunda opção mais comum (22,7%), seguidas por flores, cestas de café da manhã, joias e bijuterias (30%).

Além dos itens tradicionais, novas categorias foram incluídas na pesquisa este ano, como experiências, tratamentos de beleza, massagens, cursos e até degustações. Esses serviços representam 3% das intenções de presente, indicando uma busca por alternativas personalizadas e simbólicas.

Formas de pagamento variam

O valor médio de gasto por presente é de R\$ 342 — alta de mais de 13% em comparação ao ano anterior. Quando perguntados sobre quanto pretendem gastar no total com presentes, metade dos entrevistados pretende desembolsar até R\$ 200, 36% gastarão entre R\$ 200 e R\$ 500, e cerca de 14% afirmaram que devem gastar mais de R\$ 500.

A forma de pagamento mais comum será o cartão de crédito ou débito à vista (54%). As compras serão divididas entre comércio de rua (34%), shoppings (31%) e internet (33%). Cerca de um terço dos consumidores afirmaram que farão compras fora da cidade onde moram — em busca de melhores preços (43%) ou mais opções (39%).

A pesquisa também mostrou uma relação direta entre renda e disposição de gasto: famílias com renda acima de 15 salários mínimos vão gastar, em média, o dobro do que famílias com renda de até 10 salários.

Almoço também será mais caro

A comemoração do Dia das Mães vai além dos presentes: 54% dos entrevistados disseram que vão celebrar com um almoço em casa. Outros 26% pretendem almoçar na casa de parentes ou amigos, e 19% vão optar por restaurantes. O gasto médio com a refeição será de R\$ 401 — 10% a mais do que no ano passado.

Comércio otimista

Para o presidente da ACISA, Evenson Robles Dotto, a pesquisa ajuda empresários a entender melhor o comportamento do consumidor e a se preparar para a data. "O Dia das Mães é a segunda melhor data para o varejo, atrás apenas do Natal. Ter dados concretos sobre preferências, ticket médio e formas de pagamento permite planejar melhor as vendas", afirma.

Já o economista Sandro Maskio, da Strong Business School, destacou que o crescimento nos gastos, mesmo diante da inflação, mostra a confiança do consumidor. “Esse comportamento será fundamental para o planejamento das estratégias comerciais para o Dia das Mães”, diz.




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