Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 4 de Maio de 2025

Setecidades
>
Mobilidade urbana
Marcelo Lima dá início à Faixa Azul na Avenida 31 de Março

Pista exclusiva para motos terá 2,5 quilômetros de cada lado da via e se conectará à Lions

Angelica Richter
Tatiane Pamboukian
03/05/2025 | 19:00
Compartilhar notícia
Angelica Richter/DGABC


 O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), deu início neste sábado (3) à implementação da Faixa Azul na Avenida 31 de Março, na Pauliceia, conectando a pista exclusiva para motos à Lions. A ação contempla 2,5 quilômetros de cada lado da avenida, perfazendo 5km, ao custo de R$ 130 mil. 

A Avenida 31 de Março é uma importante via de acesso aos bairros Pauliceia e Taboão, além de eixo de ligação para São Paulo e Diadema. A previsão de finalização dos trabalhos, segundo a Prefeitura, é de 15 dias. 

De acordo com informações do Paço, com base em dados da Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, foram registrados 29 acidentes no ano passado na Avenida 31 de Março, sendo que 62% destes envolveram motocicletas.

Ainda segundo a Pasta de Transportes, antes da Faixa Azul na Avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes contabilizados na via envolviam motociclistas. “Desde a sua implementação, não foram registrados acidentes com vítimas fatais envolvendo condutores de motos”, disse Marcelo Lima. 

De acordo com o prefeito, a ampliação da Faixa Azul foi autorizada pelo Ministério dos Transportes no fim de abril e há previsão de expansão da pista exclusiva. O podemista afirmou que já foi a Brasília e há 22 quilômetros em avaliação na Pasta. 

“São Bernardo ganha mais cinco quilômetros de Faixa Azul, dando mais segurança para quem anda de moto em São Bernardo. Com estes 5 km de hoje, mais 4.400m, 2,2km indo e 2,2km vindo, sentido Santo André e voltando, são 9,4 km que vamos realizar em apenas quatro meses de governo. A cidade, em 1º de janeiro, quando tomamos posse, não tinha sequer um metro de faixa exclusiva para motos”, destacou.

Marcelo Lima afirmou que a medida, além de trazer segurança ao trânsito, melhora a mobilidade urbana. “Vamos levar Faixa Azul para toda a cidade. Isso traz mais segurança, mais organização do trânsito e, acima de tudo, faz com que as pessoas possam ter mais mobilidade, e é dessa forma que vamos continuar trabalhando em São Bernardo, seja na mobilidade, na saúde, na educação, na sustentabilidade, fazendo com que realmente se torne essa cidade para a frente que a gente tanto quer”, pontuou.

A Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura realizará o monitoramento contínuo dos principais indicadores, como o número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados serão enviados trimestralmente à Senatran, seguindo as diretrizes do projeto.

Em Santo André, Av. Prestes Maia tem 42% mais motos, sem morte

A primeira Faixa Azul do Grande ABC foi implementada, há um ano, na Avenida Prestes Maia, em Santo André. Nesse período, houve aumento de 42% no fluxo de motocicletas na via. 

O tráfego antes da instalação da faixa exclusiva era de 7.204 motocicletas, número que subiu para 10.197. O trânsito de motocicletas representa 17% do volume total diário de veículos que passam pela Avenida Prestes Maia. Mesmo com o fluxo maior, não foram registradas mortes de motociclistas na via após a implementação da Faixa Azul, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Santo André. 

A Faixa Azul da Avenida Prestes Maia tem cinco quilômetros de extensão e foi implementada em caráter experimental, em 1º de maio de 2024, alinhada ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) e com autorização da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). O investimento foi de cerca de R$ 700 mil. 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou ao Diário que está finalizando a instalação da Faixa Azul nas avenidas José Amazonas e Dom Jorge Marcos de Oliveira, somando mais 3,4 quilômetros em projetos aprovados. A expectativa é que a cidade tenha, em longo prazo, um moto anel viário, com ligação entre todas as faixas azuis.

Em todo o município, de 1º de maio de 2024 a 1º de maio de 2025, foram registradas, de acordo com o InfoSiga, sistema de monitoramento gerenciado pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo), 23 mortes envolvendo acidentes com motocicletas. O número é 23% menor que no mesmo período de 2023 a 2024, quando foram contabilizados 30 óbitos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.