Em alto-mar

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Heloísa Cestari

Splendour of the Seas parte de Santos com destino à Bacia do Prata. Foto: Divulgação

Menos oferta, mais mordomias. Com o fim dos fretamentos da CVC e a falta de infraestrutura dos portos para receber navios cada vez mais pesados, a quantidade de transatlânticos que singrarão por mares verde-amarelos até abril cairá de 21, no ano passado, para 15 nesta temporada, de acordo com a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), que estima retração de 15% no número de leitos em relação ao último verão. 

Dois grandes motivos para a queda são o tempo de duração do período – cerca de cinco meses, contra sete no ano anterior – e a preferência dos viajantes por cruzeiros mais longos. “Vínhamos com verões repletos de minicruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e agora teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites”, afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar. Os cálculos da associação, no entanto, só levam em conta os cruzeiros com embarque e desembarque no Brasil. Se forem somadas as embarcações que circularão de passagem pela costa tupiniquim, o número de navios salta para 24 nesta temporada. É o caso dos transatlânticos AIDAcara e AIDAvita, que farão viagens para Argentina e República Dominicana, respectivamente, saindo de portos tupiniquins.
 
E se por um lado o mercado brasileiro – quinto no mundo em quantidade de cruzeiristas – perdeu em números, por outro ganhou em requinte e atrações. A MSC, por exemplo, promete surpreender os hóspedes com muita sofisticação a bordo do estreante Fantasia e o exclusivo conceito seis estrelas do espaço privativo Yacht Club. Já o Costa Serena terá suítes luxuosas com cardápio de travesseiros, serviço de mordomo e até banheira de hidromassagem. Mas se você não pretende passar o verão a ver navios, é bom correr para garantir cabine enquanto é tempo. Confira a seguir as novidades das principais armadoras que singrarão pela costa brasileira e boa viagem. 

ROYAL CARIBBEAN
Além do velho conhecido Splendour of the Seas, que chegará ao País em dezembro para roteiros que partem de Santos com destino à Bacia do Prata e opções menos ambiciosas para Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ) e Ilhabela (SP) até abril, a empresa trará o Azamara Quest, que estreia em mares verde-amarelos no dia 18 de dezembro e terá embarques no Brasil e na Argentina até 12 de fevereiro. A desvantagem é que os roteiros não retornam ao ponto de partida. Em compensação, o viajante tem a facilidade de ter vários custos já incluídos no valor do pacote, como taxas de serviço a bordo, vinhos tinto e branco servidos durante as refeições, traslado para os portos de escala, lavanderia e, no caso das suítes, serviço de mordomo. Todas as viagens serão longas (de 9 a 16 noites) para que os hóspedes possam aproveitar ao máximo os atrativos de cada destino em terra firme. E são vários destinos. As opções vão desde Paraty (RJ) e Imbituba (SC) até as internacionais Buenos Aires (Argentina), Punta del Este e Montevidéu (Uruguai). 
 
MSC
Além dos gêmeos Musica e Orchestra, estrearão em mares sul-americanos os colossais Fantasia e Magnifica, o que deverá elevar a oferta de leitos da armadora italiana em 28%. Destaque para Fantasia, que promete atendimento seis estrelas no exclusivo espaço  MSC Yacht Club, composto por 71 suítes, bar, lounge, restaurante e piscina privativa, além dos serviços de concierge e mordomo 24 horas. Espécie de iate de luxo dentro de um transatlântico.  As áreas comuns ainda contam com spa, 20 bares, cassino, joalherias, pista de jogging, cinema 4D e simulador de Fórmula 1. E as opções de lazer não se resumem à infraestrutura dos navios. Para garantir diversão também em terra firme, a empresa lançou um programa de excursões personalizadas que inclui aulas de surfe, partidas de golfe nos melhores campos da América do Sul, tours ecológicos, shows folclóricos e visitas aos principais pontos turísticos dos locais de parada. 
 
Navio Soberano da Pullmantur circula pela costa brasileira no verão. Foto: Divulgação
PULLMANTUR
Os navios Soberano, Imperatriz e Zenith, da Pullmantur, circularam pela costa brasileira em outras temporadas sob tutela da CVC. Agora, seguem carreira solo com serviços um pouco mais sofisticados e várias opções de entretenimento a bordo, como parede de escalada, quadras poliesportivas e uma academia com vista para o mar. Dá para passar horas malhando. Até porque o sistema all-inclusive disponível nos três navios da frota, com refeições e bebidas à vontade, faz qualquer um sentir necessidade de se exercitar para queimar as calorias.  Mas vale desembolsar também uma quantia extra para experimentar pelo menos uma vez o cardápio à la carte do WÚ Restaurant Fusion & Bar Lounge, presente no Imperatriz e no Soberano. O menu de pratos e vinhos é magnífico, e há versões exclusivas para quem necessita de dieta especial.
 
IBERO
A companhia espanhola espera repetir o sucesso do trio formado pelos navios Grand Celebration, Grand Holiday e Grand Mistral neste verão. Com programação voltada ao público jovem e decoração alusiva ao famigerado Mardi Gras – o Carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos –, o Celebration promete noites memoráveis com muita música ao vivo e festas ao ar livre embaladas pelo pacote de bebidas Ibero Inclusive, que oferece cerveja e vinhos à vontade durante almoço e jantar. 
Os itinerários por Rio, Búzios e Ilhabela até Buenos Aires e Punta del Este são semelhantes aos dos outros dois navios da frota, que vêm com proposta igualmente animada, mas bem menos boêmia.  Entre os temáticos, destaque para o Anos Dourados a bordo do Grand Mist


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