Frutas da estação

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Alessandra Nunes

Prefira comer as frutas da estação Foto:Divulgação

Foi-se a época em que esperávamos ansiosamente pela chegada do fim do ano para nos deliciarmos com a diversidade de frutas. As mangas – maravilhosas! –, ameixas e nectarinas faziam as festas terem gostinho especial. Com o avanço da agroindústria, hoje encontramos a maioria das variedades nas prateleiras do mercado quase o ano todo. Mas quem tem paladar apurado logo nota a diferença de sabor, textura e até do aroma de cada uma ao longo dos meses. Por mais evoluções tecnológicas que tenhamos no setor, não dá para enganar as safras. 

 
As dúvidas são muitas: é mais saudável escolher frutas da estação? A qualidade é melhor? Elas têm mais sabor? Contêm menos agrotóxicos dos que as demais? Então, vamos por partes. Que é mais barato comprar as frutas que são próprias da estação nós já sabemos! Afinal, elas sempre estão em melhores condições e são mais abundantes, o que força a baixa dos preços. Quando notamos que as frutas estão sem gosto, aguadas, é porque elas podem estar fora de safra, exigindo vários tipos de agrotóxicos e adubos para poderem ser produzidas o ano todo, e estes fertilizantes químicos aumentam o teor de água dos produtos, reduzindo seu valor nutritivo e alterando o sabor.
 
Além de todos os itens expostos, as frutas da época normalmente são produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição, reduzindo o impacto ambiental, uma vez que essa prática impulsiona a economia local e diminui a distância entre produtor e consumidor, o que reduz o desperdício durante o transporte e torna seu consumo  mais sustentável. Sendo assim, comer frutas da estação traz vantagens não só ao organismo como também ao bolso e ao planeta. Por isso, vale anotar a seguir a época de cada uma, de acordo com dados do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo):
 
- Primavera – Abacaxi pérola, acerola, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, framboesa, graviola, jabuticaba, laranja-pera, lichia, maçã fuji, manga, nectarina, melancia e melão.
 
- Verão – Abacate, abacaxi havaí, ameixa, banana-nanica, carambola, coco verde, figo, goiaba, laranja-pera, pera, pêssego, uva itália e uva rubi.
 
- Outono – Atemoia, banana-maçã, caqui, kiwi, mamão formosa, maçã gala.
 
- Inverno – Atemoia, caju, carambola, laranja-lima, lima-da-pérsia, mexerica e morango.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados