Corrida contra a balança

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloisa Cestari

Foto: Shutterstock
Regra número um para emagrecer continua sendo a combinação de reeducação alimentar com atividade física

A menos de dois meses para o verão, começa a corrida às academias e centros de estética em busca de corpo perfeito. A equipe da Dia-a-Dia testou alguns tratamentos de beleza e dietas – certificadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e sem contra-indicações - que prometem reduzir medidas, atenuar a celulite e modelar a silhueta a curto prazo. Os resultados você confere a seguir. Mas lembre-se: para evitar o temido efeito sanfona, não existe milagre. A regra número um para emagrecer com saúde continua sendo a infalível combinação de reeducação alimentar com prática regular de exercícios físicos.

 

Ventosaterapia
A técnica é simples: massagear bumbum, abdômen e coxas utilizando uma campânula de vidro semelhante a um copo com ventosa. Uma pistola forma vácuo dentro do recipiente para fazer sucção sobre a pele. E o resultado é surpreendente: em uma única sessão, verificou-se redução de 2,5 centímetros na medida dos flancos, pouco abaixo da cintura; visível diminuição na curva dos culotes e discreta elevação dos glúteos, registrada em foto após submeter apenas metade do bumbum ao procedimento.
 “Além de não invasiva, essa massagem a vácuo aumenta a oferta de oxigênio nos tecidos e a intensidade do metabolismo, melhorando a circulação – linfática e sanguínea – e atenuando a aparência de casca de laranja provocada pela celulite. Também reduz a retenção de líquido no organismo”, explica a terapeuta natural, ortomolecular e acupunturista Luciana Silva das Dores, de São Bernardo.
Segundo ela, o tratamento diminui estrias brancas – não somem, mas ficam sutis –; elimina as vermelhas, pois ainda estão no início do processo; tem ótimo efeito na prevenção e tratamento da celulite e ajuda a modelar o corpo, mas não serve para flacidez. O ideal é fazer duas a três sessões por semana.
“A celulite não é só uma questão de estética, porque pode ocasionar varizes (microvasos), cansaço, inchaço nas pernas, piorar a irrigação sanguínea e até evoluir para uma fibrose nos nervos. Por isso, é bom que se trate”, alerta a terapeuta, que utiliza ventosas corridas em celulites de níveis 1 e 2 e ventosa fixa nas de nível 3, que são mais profundas, para ter resposta mais rápida.
“A aplicação estimula a circulação local, desorganiza as células adiposas e reorganiza as fibras colágenas - nódulos fibrosos que caracterizam a celulite. Com isso, a gordura local também é estimulada e transforma-se em glicerol, substância absorvida pela circulação e eliminada do organismo, restaurando a qualidade do tecido cutâneo”, completa Luciana.
Grávidas acima do sétimo mês de gestação e pessoas com suspeita de hemorragia, no entanto, devem evitar o procedimento. E a terapeuta lembra que 70% do tratamento é responsabilidade do paciente, que deve colaborar com os resultados cuidando da alimentação e ingerindo dois litros de água por dia. Refrigerantes, por exemplo, devem ser cortados da dieta, assim como frituras. “Tome no máximo quatro dedos por semana. A água deve ser ingerida pura e aos poucos, ao longo do dia. Suco de limão, sem açúcar ou adoçante, também ajuda a desintoxicar o sangue”, orienta Luciana, que cobra R$ 50 por cada sessão de ventosaterapia, aliada a outras técnicas, com duração de 30 minutos a uma hora.


 

Foto: Divulgação
Shake da Herbalife realmente promove saciedade

Shake de milho verde
Recém-lançado pela Herbalife, o shake para controle de peso sabor milho verde é a novidade da marca para atrair o público que deseja entrar em forma às vésperas do verão. A equipe da Dia-a-Dia testou ¬– e aprovou – o produto, que tem edição limitada. O sabor é marcante e a bebida preparada com o pó (que deve ser misturado ao leite semidesnatado) é surpreendentemente cremosa e doce, apesar de não haver adição de açúcar. E realmente promove saciedade. 
O item foi consumido durante uma semana. A intenção era a perda de peso (mas também pode ser usado pelos magrinhos que desejam encorpar, caso seja utilizada no intervalo das refeições).
Para promover o emagrecimento, o fabricante recomenda que duas das principais refeições sejam trocadas pelo shake. A reportagem substituiu somente uma: o almoço. E ainda assim obteve resultados positivos – um quilo foi eliminado no período.
Outro ponto positivo são as dicas que constam no folheto que acompanha o produto. Uma delas ensina a misturar um picolé de coco ao shake – fica uma delícia, especialmente nos dias mais quentes. A única desvantagem é que ingerir todos os dias a bebida do mesmo sabor torna a empreitada um tanto enjoativa. Vale intercalá-la com algum dos outros nove sabores da marca, para variar. Uma embalagem para 21 shakes custa R$ 102. 


Dieta do Astronauta
Carboidratos, proteínas, legumes, verduras... Todo mundo que já tentou comer direito sabe que as refeições principais têm de conter porções bem equilibradas desses alimentos. Isso tudo a Dieta do Astronauta oferece. Porém, mesmo tendo em mente, não foi das tarefas mais agradáveis aceitar que meu almoço e jantar sairiam, desidratados, de uma embalagem prateada.
A proposta foi encarar a dieta por uma semana. Nas duas principais refeições do dia, escolhi de maneira aleatória um dos pratos e mantive cardápio leve no café e nos lanches da manhã e da tarde. Tive como opções macarronadas, feijoadas, estrogonofes e alguns pratos a base de peixe... Tudo com acompanhamento, incluindo verduras. A maioria das opções tem arroz. Ponto para quem não abre mão de uma configuração tipicamente brasileira à mesa.
A ‘ração’ espa



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados