Os homens devem se cuidar mais

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Que os homens demoram menos do que as mulheres para se arrumar, é fato. Pouco mais de 20 minutos é suficiente para eles. Mas, vale a pena demorar só mais um pouco para se aprontar e seguir as 12 dicas da dermatologista e diretora do CEO (Centro de Dermatologia e Estética). Estes toques visam a melhoria da estética e da saúde masculina. 

 
1- Lavar o rosto com sabonetes adequados para seu o tipo de pele. “Pode parecer prático, mas usar qualquer sabonete no rosto pode deixar a pele masculina muito sensível, muito ressecada. Com o passar do tempo, a pele extremamente seca pode provocar irritação e mesmo eczema. Sendo assim, o ideal é optar por um sabonete de limpeza suave no rosto”, indica a médica.
 
2- Usar protetor solar no rosto todos os dias. Mesmo as mulheres que não usam o filtro todos os dias, contam com uma proteção mínima da maquiagem e/ou hidratantes. “Na verdade, de acordo com a Skin Cancer Foundation,  47% dos homens relatam nunca ter usado protetor solar, em comparação com 34% das mulheres. A aplicação de filtro solar no rosto diariamente reduz pela metade o risco de melanoma. O ideal é aplicar o filtro solar no corpo também, aplicando um hidratante corporal que contenha FPS”, fala a Cristine.
 
3- Usar condicionador diariamente. O uso do condicionador garante uma aparência saudável e brilhante ao cabelo, principalmente se for maior que 2 centímetros. “Durante os meses de verão, o ideal é usar um condicionador leave-in para proteger a cor do cabelo durante a exposição ao sol”, destaca dermatologista.
 
4- Lavar cabelos e rosto à noite. Por causa do uso da maquiagem a maioria das mulheres já lavam o rosto, sabendo da importância, já o acumulo de maquiagem nos poros pode causar acne. “Os homens precisam adotar a mesma medida em relação ao cabelo, é preciso retirar completamente o gel ou a pomada para modelar dos cabelos, visando prevenir o aparecimento de acne causada pelo contato desses produtos com a pele do rosto”, afirma a especialista.
 
5- Pedra-pomes ou lixa devem ser sua aliada. Os pés das mulheres são mais propensos a serem secos do que os dos homens (59% versus 37%, de acordo com a Associação Médica Americana de Podologia). “Mas isso não significa que os homens podem se esquecer de remover a pele morta da planta dos pés, pois as bactérias causadoras de mau odor se alimentam de pele morta da sola dos pés”, explica Cristine Carvalho.
 
6- Usar esfoliante no rosto. "Os homens definitivamente precisam aprender a usar esfoliantes e máscaras de limpeza facial para estimular a renovação celular. O processo remove as células mortas da camada externa da pele. Se a compra de um esfoliante parece muito complicada, use um pouco de açúcar cristal para fazer o processo”, indica a doutora.
 
7- Manter lábios hidratados e macios. "Os homens precisam ter lábios macios também. Para isto, é preciso aplicar manteiga de cacau sobre os lábios e depois esfoliar (passando uma escova de dentes suavemente sobre os lábios), visando  remover a pele morta”, ensina a dermatologista.
 
8- Usar o creme de barbear correto. O certo é utilizar creme de barbear ao invés de um gel. O creme torna o ato de barbear mais suave e agride menos a pele. "Os produtos à base de gel pode conter muito álcool em sua formulação, o que provoca o ressecamento e a irritação da pele”, comenta a especialista.
 
9- Usar hidratante. A exposição ao sol e o uso de sabonetes inadequados a pele, a face do homem pode ficar seca e escamosa. “O ideal é escolher um hidratante para o rosto que contenha também um FPS”, diz Cristine.
 
10- Modele as sobrancelhas. Fazer as sobrancelhas não é coisa de mulher. "Os homens definitivamente precisam cuidar de suas sobrancelhas, assim como as mulheres o fazem. Para estabelecer o formato ideal é preciso procurar um designer de sobrancelha. Para fazer a manutenção, é só escovar as sobrancelhas para cima e cortar os cabelos indisciplinados, usando um par de tesouras para unhas ou bigode”, explica a dermatologista.
 
11- Fazer o uso do fio dental diariamente. O uso do fio é obrigatório, sem desculpas. "Os homens definitivamente precisam cuidar de suas sobrancelhas, assim como as mulheres o fazem. Para estabelecer o formato ideal é preciso procurar um designer de sobrancelha. Para fazer a manutenção, é só escovar as sobrancelhas para cima e cortar os cabelos indisciplinados, usando um par de tesouras para unhas ou bigode”, comenta Cristine Carvalho;
 
12- Cuidar das unhas. Não que o homem precise ir à manicure semanalmente, mas ter unhas limpas é uma questão de higiene. “Manter as unhas cortadas e bem limpas, fazendo regularmente a limpeza sob as unhas, pode ajudá-lo a não manter bactérias e fungos crescendo sob elas. Além de limpar, mantenha as unhas  sempre cortadas  e bem lixadas”, indica a diretora do CDE.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados