Unidas contra o Câncer

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Ana Michelle de Amo

Nátali posta fotos com vários lenços diferentes e exibindo a careca para estimular as meninas em tratamento a se aceitarem. "Podemos ser lindas com ou sem cabelo", diz. 

 Aos 33 anos, a médica pneumologista Marina de Loureiro Maior descobriu que estava com câncer de mama e decidiu criar um blog para falar sobre o tratamento e desabafar as angústias de alguém que enfrenta uma doença como essa. Por meio do blog, a médica conheceu outras jovens que enfrentavam o mesmo problema e criou o grupo Amigas do Peito no Facebook, para facilitar a comunicação e ser um ponto de encontro on line onde é possível encontrar uma amiga que sabe exatamente pelo que cada uma está passando. 

Em menos de 1 ano, o grupo ultrapassou a marca de mil mulheres entre pacientes de câncer de mama (e outros tipos) e familiares dessas pacientes. No grupo, as amigas têm total liberdade para falar sobre o tratamento, compartilhar dúvidas sobre a temida quimioterapia, efeitos dos tratamentos, comemorar resultados de exames, trocar dicas de maquiagem, lenço, perucas, cremes e outros “segredinhos” que ajudam a elevar a autoestima e driblar os efeitos colaterais das fortes medicações. “No grupo eu encontro o combustível necessário para continuar a luta, combustível esse que é feito de amor, carinho, amizade e acima de tudo de forças que sempre encontramos quando estamos diante de um momento difícil do tratamento”, afirma Nátali de Araújo, que descobriu o câncer de mama aos 26 anos.
 
O Grupo realiza encontros para comemorar a amizade e a  vida! Foto: Nátali de Araújo 
“Como o grupo é fechado só para mulheres elas se soltam, se sentem à vontade como se estivesses conversando com
sua melhor amiga. Toda dúvida, angústia, tristeza e alegria é dividida, e tenho certeza que faz toda a diferença passar por essa fase difícil podendo compartilhar os sentimentos e receber afagos e carinho de várias amigas, mesmo que virtualmente”, diz Marina. A médica também destaca a mudança no comportamento de algumas mulheres depois que começam a acompanhar as discussões no grupo. ”A questão da autoestima é muito interessante, pois algumas meninas entram no grupo super preocupadas porque vão perder os cabelos e aí, começam a ver o desfile de lenços, perucas e lindas carecas e aí deixam de lado essa preocupação. A maioria adora postar fotos destacando o quanto continuam lindas!”, conta.
 
Autoestima e alto astral definem Nátali. A jovem adora postar fotos com diversos lenços e se sente super a vontade em estar careca. “Sempre amei fotografia, sempre registrei todos os momentos da minha vida e agora não seria diferente. Queria mostrar para as mulheres que estão passando por esse tratamento, que podemos ser lindas com ou sem cabelo e estar bem consigo mesma é o melhor remédio para continuar a luta. Nos amar do jeito que somos é o primeiro passo para ser Feliz”, diz Nátali.
 
Amigas do Peito no Facebook: http://www.facebook.com/groups/amigas.peito/
 
 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados