Como dormir bem

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 Dra. Angela Beatriz Lana

O sono é uma necessidade do nosso corpo, pessoas que não dormem bem tendem a ficar irritadas e estressadas. A especialista em medicina do sono, Dra. Angela Beatriz Lana diz que pessoas que sofrem de insônia, que dormem pouco ou as privadas de sono, como as mães de recém-nascidos, costumam ser nervosas, atrapalhando assim o relacionamento com outras pessoas. 

 

"Erros no trabalho são mais comuns. As atividades são realizadas com maior dificuldade e demandam mais tempo para serem finalizadas pois o raciocínio fica  mais lento. O ambiente de trabalho e o familiar também ficam tumultuados por brigas sem sentido, causadas por assuntos que seriam banais em situações de menos estresse", explica a doutora.
 
Praticar exercícios intensos durante o horário noturno pode causar insônia. Ao fazer a prática esportiva o seu corpo demora a desacelerar, então é possível que você demore a cair no sono. De acordo com a especialista, a prática de atividades físicas de moderada intensidade e com regularidade, ajuda a ter um sono mais profundo. 
O colchão e o travesseiro também podem influenciar na hora de dormir. É importante escolher um colchão de boa qualidade e que seja de seu agrado. Pessoas alérgicas devem tomar cuidado com travesseiros de pena e plumas.
 
O excesso de calor ou de frio podem causar uma movimentação durante o sono, virar de um lado para o outro, e causar uma sensação de sono não reparador.
O uso de bebidas alcoólicas perto do horário de dormir também é um fator que se deve evitar para ter um sono tranquilo. "Na verdade, a bebida ajuda a iniciar o sono, mas geralmente leva a um sono fragmentado, com muitos despertares, e quando acorda o indivíduo tem a sensação de estar ainda cansado", comenta a Dra Angela.
 
Evitar o uso de objetos com muita iluminação perto do horário de dormir ajuda a afastar a insônia. "O hábito de usar o computador na cama atrapalha o sono. A luz emitida pelas telas é recebida pelos nossos olhos na retina e reduz a produção da melatonina (hormônio regulador do sono)”, ressalta a doutora.
 
Como dica final, a especialista diz que é importante manter uma rotina: "A escuridão e o silêncio do quarto somados a uma rotina de sono, ou seja, acordar e levantar na maioria dos dias nos mesmos horários, também são importantes para assegurar uma boa noite de sono", finalizou.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados