A verdade sobre as unhas

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 

 

A queratina é responsável pela formação das unhas, a queratina é uma proteína fibrosa, considerada uma das mais fortes do corpo. É normal que as unhas sofram algum tipo de alteração na forma, cor e textura.

 
Segundo a dermatologista Miriam Sabino, essas alterações que podem aparecer na unha, algumas vezes nos indicam sinal de como esta a saúde do nosso corpo. “As unhas quebradiças sem brilho, apresentam anemia, estresse, disfunções hepáticas e renais. Já as com descamação representam a falta de vitamina A no corpo. Para evitar esses tipos de aspecto é importante manter as unhas sempre limpa”, confirma a médica.
 
Por exemplo, podemos perceber a falta de vitamina C no nosso organismo, já que a falta dessa vitamina pode deixar as unhas fracas, e às vezes pode-se até notar mudança na cor e textura.
 
Em relação às unhas surgem algumas verdades e mitos. Tire suas dúvidas:
 
Fazer a cutícula faz mal para as unhas?
Sim! Não é recomendado que as cutículas sejam retiradas em excesso e deve-se tomar cuidado com os objetos a serem utilizados na hora de tirá-las, “Ao retirá-la, abre-se uma porta de entrada para os micro-organismos, que causam infecções e inflamações”, explica Miriam.
 
Esmalte escuro ajuda a unha a crescer?
Não! Na verdade não nenhum estudo comprova que os esmaltes de tons escuros tenham esse tipo de efeito na unha.
 
As unhas postiças podem prejudicar as unhas?
Na verdade sim! Ao colocar a unha postiça, cria-se um espaço entre a unha falsa e a verdadeira, o espaço permite a entrada de umidade e evita a respiração da unha, e as conseqüências são o surgimento de fungos e bactérias. “Se elas duram mais de quatro dias, levam ao descolamento ou causam danos na superfície da unha. Além disso, pode acontecer alteração na coloração e alergia à cola, dependendo da sensibilidade de cada pessoa”, completa a dermatologista.
 
Lixar ao invés de cortar deixa a unha mais fraca?
Não! O que faz a unha se quebrar com mais facilidade é deixá-las no formato quadrado, mas não há diferença entre lixar ou cortar.
 
Entrar em piscinas com freqüência pode descamar as unhas?
Sim! Os produtos utilizados para fazer a proteção da água da piscina podem ressecar as unhas e deixa-las mais delicadas e quebradiças.
 
O uso contínuo de esmalte prejudica a unha?
Sim! A unha fica sem respirar e fica com a pigmentação amarelada que pode representar algumas doenças metabólicas ou infecções. E o excesso de acetona também pode causar doenças.
 
Há diferença entre o uso de spray ou óleo secante?
Nenhuma altera a saúde da unha. Porem o óleo secante é mais recomendado, porque da mais qualidade a pintura, já que o ar do spray pode fazer pequenas bolhas de ar nas unhas. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados