A Cartagena de Gabo

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Heloísa Cestari

Centro histórico de Cartagena com catedral ao fundo

Criador do realismo fantástico na literatura latino-americana, Gabriel García Marquez nunca escondeu a predileção pela romântica Cartagena de Índias, na Colômbia. As ruas coloniais da cidade, com iluminação planejada para que a luz dos postes reproduza a tonalidade de antigos lampiões a gás; os passeios de carruagem – já que não se pode circular de carro pelo centro histórico – e o precioso conjunto arquitetônico, formado por casarões antigos e igrejas com altares de ouro, serviram de inspiração para diversos romances do escritor, que arrebatou o Prêmio Nobel em 1982 pelo conjunto de sua obra.

 
“A vida é uma sucessão de oportunidades”, já dizia Gabo – como é carinhosamente conhecido. Por isso, não perca tempo. Para seguir seus passos, vá direto ao número 3-81 da Rua San Juan de Dios, antiga sede do jornal liberal El Universal, onde ele escreveu seus primeiros textos como jornalista. Na mesma via fica a sede da Fundação Novo Jornalismo Ibero-americano, fundada pelo próprio escritor em 1994. 
 
Basta uma caminhada pelas ruas do centro histórico, aliás, para reconhecer o cenário dos sets de filmagem de Amor nos Tempos de Cólera, adaptação para o cinema de um dos mais belos romances de Gabo, com Javier Bardem, Catalina Sandino Moreno e Fernanda Montenegro no elenco. 
Mas nada é tão emocionante quanto dar de cara com García Marquez e pedir para que ele autografe aquele Cem Anos de Solidão que você carrega a tiracolo. Neste caso, o endereço ideal é o Bazurto Social Club, no bairro de Getsemani (número 30-42 da Avenida del Centenário; e-mail bazurtosocialclub@gmail.com), onde Gabo costuma beliscar empanadas de camarão acompanhadas de um bom vinho branco.
 
Fadia de la Rosa, uma das proprietárias, diz que o escritor vai sempre ao bar quando está em Cartagena. Seus dias preferidos são sexta e sábado, por volta das 22h. Como gosta de estar rodeado de amigos e escutar os tambores africanos do grupo que se apresenta ao vivo, ele nunca deixa de reservar por telefone a mesma mesa para dez pessoas, ainda que o grupo seja menor. Virou habitué. E o bar sabe se aproveitar disso. O ilustre cliente está no cardápio, na foto pregada na parede e até já fez as vezes de host, cumprimentando os clientes com um “Bem-vindos! Esta é a minha casa”.
 
Para hospedagem, os entusiastas de Gabo podem optar pelo Sofitel Santa Clara, na Rua Del Torno. É lá, no antigo convento, que Padre Cayetano Delaura se apaixona pela jovem Sierva María de Todos Los Ángeles quando vai exorcizá-la no romance Do Amor e Outros Demônios. Desde 1995, o local abriga um luxuoso hotel, que já recebeu personalidades como Mel Gibson, Bill Clinton, Don Juan Carlos e a rainha Sophia da Grécia. Em tempo: fica bem ao lado da casa do Prêmio Nobel. Mas também vale sair pelas ruas de Cartagena, que tenham ou não referências à literatura, para saborear um prato colombiano, conversar com os moradores e sentir pulsar no espírito a mesma magia realista que tanto inspirou Gabo em meio aos casarões do centro histórico. Afinal, como disse um dia o próprio escritor, “tudo é questão de despertar sua alma”.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados