Jardins além da contemplação

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

A mostra de paisagismo e jardinagem Minha Casa, Meu Jardim, uma das atrações da Expoflora, traz 20 ambientes com ideias para encher a casa de verde, aliando beleza e praticidade em jardins que podem ser montados em ambientes internos e externos. Quem quiser embarcar nessa onda pode apostar em tendências como a harmonização de plantas ornamentais com árvores frutíferas e hortas urbanas. Outra boa opção é o uso de materiais reaproveitados ou reutilizados na decoração. Confira dicas garimpadas pela Dia-a-Dia para fazer dos jardins não só um espaço de contemplação, mas um organismo vivo, que incentive o convívio familiar. A mostra pode ser visitada até 23 de setembro, em Holambra.

Gaiolas são inspiração para decoração no jardim

NA GAIOLA

A decoradora e paisagista Rose Anna Guarany substituiu os pássaros pelas plantas nas gaiolas de inspiração retrô do Jardim das Esculturas. A técnica pode ser utilizada com várias espécies, como moreia, sálvia azul, impatiens, aroeira-folha-de-salso, echeveria e agave attenuata.

LINDO COMO BOA MÚSICA

No espaço Alma de Jardineiro, o laguista Flavio Gallo e a decoradora Malu Conceição ousaram ao colocar um piano à beira do lago. O instrumento, já sem uso, agora abriga plantas, flores e uma cascata. A parte produtiva do jardim dispõe de uma horta com salsa, manjericão, tomilho, alecrim, sálvia e pimenta.

SÓ PARA MENINAS

As casas de boneca que tanto encantam mulheres de todas as idades podem servir de pretexto para incentivar as garotas a terem seu próprio cantinho verde. O ambiente Sonho de Menina, da paisagista Cintia Rua e da arquiteta Natalia Salcedo, tem casinha com mobiliário de verdade e área tomada por rosas. Destaque também para o jardim vertical com mudinhas plantadas em galochas coloridas.

Móbile vivo é ideia da artista plástica Marisa Tippia

ARRANJOS AÉREOS

Que tal cultivar orquídeas de cabeça para baixo ou criar um móbile com pinheiros? A artista plástica Marisa Trippia desafiou a gravidade no espaço Jardim da Artista utilizando técnicas de sky planter e string plant. Com vaso apropriado, é possível pender orquídeas do teto. Já o móbile pode ser feito com qualquer outra planta. Ainda com raízes na terra, elas são envolvidas em camada de musgos e seladas com cordas, que garantem a umidade. Os arranjos podem ser pendurados com fios de náilon.

BRINDE À NATUREZA

Os arquitetos e paisagistas Danilo Malvezzi Torres e Mayra Gomes Guarnieri projetaram espaço ideal para apreciadores de vinhos. As garrafas foram utilizadas como luminárias no gramado, com velas inseridas pelo fundo cortado. No balcão, as taças servem também para cultivar plantas aromáticas, como manjericão, manjerona, orégano, sálvia, alecrim e pimenta vermelha. As rolhas foram reutilizadas como pedregulhos no chão.




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados