Pelos encravados

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

 

 

Alguns dias após a depilação é normal que pelos encravem, principalmente nas pessoas de pele negra. Acontece porque certos fios têm característica específica. Ao crescer, eles se curvam e entram novamente na pele, causando uma inflamação na região, conhecida como pseudofoliculite.

 
Os pelos podem encravar em qualquer área depilada, tanto em homens quanto em mulheres. Segundo os dermatologistas Nuno Osório e Camila Seque: “Em alguns casos, podem coçar, inflamar e até infeccionar, formando pequenas bolhas de pus. Daí o desconforto, às vezes prejudicando a próxima sessão de depilação e deixando marcas e manchas escuras na pele." 
 
Dependendo do caso, forma-se até cistos, cujo conteúdo é o próprio pelo, que continua crescendo no seu interior. Nessa situação, uma microcirurgia resolverá o problema. Nos casos mais simples, o cisto não é formado, mas a região fica inflamada e o dermatologista recomendará um creme anti-inflamatório ou antibiótico, dependendo do caso.
 
Para os casos mais simples, recomenda-se o uso de uma agulha esterilizada para desencravar manualmente cada pelo. Uma dica para evitar que os fios encravem é barbear o pelo no sentido contrário ao seu crescimento e esfoliar a pele nas áreas depiladas. Caso não veja muita diferença, tente outro tipo de depilação, como a com laser, que vai eliminar os pelos por um longo período, evitando que eles encravem. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados