Rir faz bem

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Foto: SXC.hu

Rir é mais do que uma simples ação. O ato de abrir um sorriso e soltar uma gargalhada também faz bem à saúde. Quando o indivíduo ri, seu cérebro, mais precisamente a parte do hipotálamo, recebe uma ordem de sintetizar hormônios como noradrenalina, serotonina, dopamina e a endorfina, substâncias que garantem a sensação de felicidade e bem-estar. Confira o efeito de cada uma delas no organismo:

Noradrenalina – Melhora a concentração e proporciona mais ânimo.
Serotonina – Estimula o bem-estar e a autoconfiança, além de controlar as dores.
Dopamina – Estabelece a disposição e o prazer.
Endorfina – Gera sensações agradáveis e alivia dores.
 
A risada também previne doenças cardiovasculares. Quem ri relaxa a musculatura, diminuindo o nível do colesterol e o risco de acidentes vasculares, como infartos, anginas e derrames. 
 
Rir no trabalho e ter um momento de descontração ajuda os profissionais a aumentarem seu ânimo, ficarem mais motivados e mais bem-humorados, fazendo com que o trabalho renda mais e com maior qualidade. A risada também aumenta a imunidade do corpo, prevenindo doenças. “Se você decide adotar uma postura bem-humorada, otimista, seu corpo também responde, e o faz sentir-se bem mais saudável”, conta a endocrinologista Glaucia Duarte.
 
Além de ajudar na saúde, rir também tem suas vantagens estéticas, já que ao abrir um sorriso você está exercitando a musculatura da face e, assim, evitando rugas. O bom-humor e a risada fazem com que você atraia mais as pessoas, facilitando as relações sociais. Alguns profissionais defendem a ideia de que rir 15 minutos por dia aumenta quatro anos da sua vida.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados