Exposição “Cusquenhos nas coleções de arte dos Palácios”.

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gabriella Leone

Obra em exposição. Foto: Divulgação

Ontem no Palácio dos Bandeirantes iniciou a mostra “Cusquenhos nas coleções de arte dos Palácios - Reflexões sobre o gosto nos anos 1960 e 1970”. E ficará aberto para visitas até o dia 4 de novembro. Em exposição estarão 66 obras de arte da escola cusquenha.

 
As obras que fazem parte de um estudo pioneiro do Acervo, com o apoio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e da historiadora Aracy Amaral, estão sendo restauradas e reclassificadas. Os estudos feitos com novas técnicas mostram as datas aproximadas da criação das obras e a procedência delas e ainda, apontam que a mesma tela foi produzida em três períodos distintos e com três desenhos diferentes.
 
A obra em destaque é a tela de um anjo, que estudos feitos com o uso da técnica de fluorescência visível com radiação ultravioleta, revelam que as telas sofreram intervenções passadas em tons de roxo, levando à descoberta de uma nova pintura com a imagem de São José e o menino Jesus.
 
Segundo a curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho, o estudo esta apenas se iniciando, e a exposição tem como papel, transmitir as descobertas já realizadas pelos pesquisadores. “Estamos fazendo uma mostra didática para permitir ao visitante conhecer os fatos que marcam a aquisição dessas peças e valorizar a produção artística da escola cusquenha. É uma exposição corajosa!” 
 
A examinadora da mostra e professora, Aracy Amaral, explica que a denominação “cusquenhos”, telas do período barroco andino, podem ser utilizada em obras que tenham origem na cidade de Cusco, Peru, Equador e ainda, Bolívia. 
 
 
 
Local: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4.500 - Portão 2 - São Paulo/SP. 
Data: de 21 de agosto a 4 de novembro de 2012 
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h. 
Entrada: gratuita 
Informações: (11) 2193-8282 ou monitoria@sp.gov.br 
Agendamento eletrônico para grupos escolares: http://www.acervo.sp.gov.br
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados