Universo literário

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Thiago Mariano<br>Do Diário do Grande ABC

Organização espera receber 800 mil pessoas no Pavilhão do Anhembi.
Foto: Divulgação
Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas. É com esse tema que abre amanhã a 22ª edição da Bienal Internacional  do Livro de São Paulo. Por amor à literatura, por curiosidade de descobrir novidades, pela oportunidade de conseguir descontos, o espaço é aberto a qualquer interessado. Vale todos desfrutarem de um interesse em comum: a vontade de firmar contato com o mundo das palavras.
 
Bate-papo com escritores, lançamentos de livros, palestras e debates, o cardápio é imenso, mas mais assombroso são os números das obras que estarão expostas: são 480 expositores exibindo materiais de 1.100 selos editoriais que contemplam todos os gostos.
 
Mauricio de Sousa, Pelé, Zé Celso Martinez Corrêa, Renato Borghi e a norte-americana Cecily Von Ziegezar, autora de 'Gossip Girl' e 'It Girl', estão na lista de convidados. A programação completa pode ser conferida no site www.bienaldolivrosp.com.br. O ingresso sai por R$ 12.
Alguns autores internacionais, entre eles o francês Bruno Latour, o espanhol Angel Sastre e o italiano Mauro Maldonato participam de ações no evento. Duas efemérides seculares marcam as homenagens da Bienal: Jorge Amado e Nelson Rodrigues, que neste mês completam 100 anos de nascimento. Os 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 também são celebrados.
 
Antonio Carlos Sartini, diretor executivo do Museu da Língua Portuguesa, e os jornalistas Paulo Markun e Zeca Camargo atuam como curadores. Partem deles os conceitos dos usos dos espaços, que estão separados para crianças, jovens, professores e temas gerais.
 
Em um tempo em que aparentemente os livros ficaram obsoletos por conta de novas plataformas de leitura e entretenimento, a programação abarca outros segmentos. Em alguns restaurantes da Capital há cardápios feitos em homenagem à Bienal, cuja opção do prato é um par de ingressos para a feira. Nas redes sociais, entre elas o Twitter, o Facebook, o YouTube e o Pinterest, há opções para quem quiser criar histórias e interagir com a programação. Além disso, há aplicativo para alguns celulares no qual há possibilidade de saber detalhes da agenda, lista de expositores e compra de ingressos. 
Para quem quiser chegar ao Anhembi de metrô, transporte gratuito será oferecido nas estações Tietê e Barra Funda.
 
22ª Bienal do Livro de São Paulo - Literatura. No Pavilhão de Exposições do Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1.209, São Paulo. De hoje até o dia 18, das 10h às 22h; e no dia 19, das 10h às 20h. Ingr.: R$ 12.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados