Envelhecer com saúde

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Ana Michelle de Amo

Ter imunidade contra doenças e manter uma boa visão é prioridade para 34% dos brasileiros com mais de 50 anos. Foto: sxc.hu

Ter imunidade contra doenças e manter uma boa visão é prioridade para 34% dos brasileiros com mais de 50 anos, de acordo com pesquisa inédita realizada pelo Ibope. O levantamento, realizado em março deste ano, ouviu 2.002 pessoas, em todas as regiões do País, com o objetivo de avaliar o que os brasileiros consideram fundamental para envelhecer de forma saudável e autônoma. 

 O processo de envelhecimento pode debilitar o sistema imunológico e para manter seu funcionamento adequado e evitar a ocorrência de doenças, uma alimentação balanceada e nutritiva é essencial. “Com o consumo regular de frutas, verduras, cereais e carnes magras, o corpo consegue grande parte dos nutrientes necessários para uma vida saudável. O uso de suplementos vitamínicos complementa a dieta e potencializa os nutrientes dos alimentos, reforçando o sistema imunológico”, explica a nutricionista Evie Mandelbaum.
 
Muitas pessoas consideram que uma boa alimentação está ligada à quantidade, quando, na verdade, a alimentação saudável está relacionada à escolha de alimentos nutricionalmente ricos e dentro da proporção correta dos grupos alimentares, o que dificilmente ocorre no dia a dia. O bom funcionamento do sistema imunológico depende de uma alimentação rica em nutrientes como zinco, ferro, manganês, cobre e vitaminas A, C e E, que também podem ser obtidos por meio da suplementação.
 
De olho na saúde ocular
Pessoas com mais de 50 anos podem manter o mesmo ritmo de vida, mas sem esquecer as necessidades específicas da idade. Com o envelhecimento, a saúde ocular passa a requerer cuidados especiais. Além de ir regularmente ao oftalmologista, o consumo de antioxidantes e de luteína ajuda na prevenção de doenças e na manutenção da saúde dos olhos. 
 
“Os antioxidantes são aliados da saúde ocular e retardam a progressão de doenças oculares degenerativas – como a degeneração macular –, mas as quantidades necessárias para essa ação são maiores do que as ingeridas com a alimentação diária. Nesses casos é essencial o uso de suplementos com vitaminas e minerais antioxidantes e luteína, que protegem as células dos radicais livres e contribuem para a saúde ocular”, afirma o oftalmologista Francisco Max Damico, da Faculdade de Medicina da USP.
 
O levantamento quantitativo encomendado por Centrum Select ao IBOPE ouviu 2.002 pessoas de todas as regiões do País. A amostra respeita o padrão socioeconômico da população brasileira. Das pessoas entrevistadas, 52% são mulheres, 46% têm mais de 40 anos, 35% têm de 25 a 40 anos e 19% são menores de 25 anos. Cerca de 50% dos consultados pertencem à classe C, 29%, à classe A e 21%, às classes D/E.
 
 
 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados