Os piores erros que se pode cometer no Facebook

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Vanessa Soares

As redes sociais vieram para mudar radicalmente a forma como nos comunicamos e é através da tela dos nossos dispositivos que adquirimos costumes que normalmente não teríamos na nossa vida real, mas que parecem muito comuns e triviais na digital. Pensando nisso, a Kaspersky Lab, empresa especializada no mundo virtural elaborou um ranking dos cinco principais erros que os usuários cometem no Facebook, atualmente uma das principais redes sociais. Cada um destes erros pode fazer com que o usuário perca dinheiro, veja a sua reputação ser danificada ou acabe com boas relações que mantém com as pessoas que aprecia.
Confira:
 
Publicar a biografia completa
Embora seja tentador ter muitas lembranças e curtidas no nosso aniversário, quando nos tornamos pais ou quando algo importante acontece na nossa vida, convém considerar quantos serviços, incluindo bancos e instituições financeiras, contam com os seus dados, como a data de nascimento, para ter acesso à sua conta. Além disso, os cibercriminosos gostam muito do Facebook e de outras redes sociais, já que estas lhes permitem recolher todo o tipo de dados, que depois utilizam para violar as contas mais importantes.
Diantes disso, a dica dos especialistas é que não publique sua data de nascimento na internet, ou pelo menos não indique o ano. Evite também revelar os nomes de familiares ou de animais de estimação e outros dados parecidos que, muitas vezes, são usados para ataques de engenharia social.
 
Tornar os posts públicos
Quando as postagens são públicas, qualquer um pode ler o que você publica – os seus amigos, a sua mãe, os seus filhos, o seu chefe, o seu ex, agências de emprego, além de múltiplas empresas de marketing e pessoas que agem de má fé no universo online e planejam algum tipo de fraude. 
Para que isso não aconteça, defina na sua conta do Facebook quem pode visualizar suas postagens e restrinja aos amigos ou no máximo amigos de amigos. Além disso, preste atenção ao público com o qual compartilha as suas fotos.
 
Usar senhas pouco seguras
Provavelmente você tem muitas galerias de fotos e mensagens privadas no Facebook e, sem dúvida, não deseja que qualquer pessoa as veja. Também é importante lembrar que a maioria das pessoas utiliza o Facebook como login de outros serviços na internet. Por isso, se alguém conseguir obter acesso à sua conta do FB, todos esses serviços estarão comprometidos.
Por isso, escolha uma senha forte e segura para a sua conta ou ative a dupla verificação para se proteger. E não use a sua senha do Facebook em nenhum outro serviço, ela deve ser única.
 
Compartilhar a sua localização
Muitos aplicativos atualmente permitem que outras pessoas saibam onde você está, onde vive e onde trabalha. Isto pode ser especialmente perigoso. Além disso, mesmo quando faz algo inocente, como se registar num restaurante ou num hotel, você indica que não está em casa, o que pode ser uma informação de muito valor para os criminosos

A melhor coisa nessa caso é desativar a geolocalização nas fotos que publica. Não use a função de localização ou crie uma lista muito restrita e controlada de pessoas que podem ver onde está. 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados