Frio pra cachorro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Ana Michelle de Amo

Cachorros pequenos e com pelo curto costumam sentir mais frio. Foto: SXC.HU

O frio chegou e quem tem um cachorro em casa precisa ficar ainda mais atento com a saúde do bichinho nesta época do ano. Algumas doenças de pele e respiratórias como a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como gripe canina ou tosse dos canis são mais comuns durante o inverno e alguns cuidados extras no dia a dia podem ajudar a manter seu pet longe desses problemas.

 Em primeiro lugar é importante destacar que todo cachorro, independentemente da raça ou características de pelagem pode sentir frio, aprenda a reparar nos sinais que ele envia como ficar muito encolhido, tremendo, com o focinho ou as orelhas geladas. “Ler os sinais que o seu cão envia é o mais importante já que alguns comportamentos podem representar que ele esteja com frio, ou até mesmo doente, nos dois casos ele precisa ser imediatamente atendido, pois o quadro de frio ou de início de alguma infecção como a tosse dos canis pode evoluir para quadros mais graves como a pneumonia”, explica a veterinária Karla Regina Cardoso, de São Caetano (SP).
 
Para os donos que costumam dar banho nos cães em casa, é fundamental  tomar um cuidado extra com a secagem dos pelos. ”A raiz do pelo dos animais é diferente da nossa e demora muito mais para secar. Com o frio, o animal acaba ficando muito tempo com o pelo molhado e isso pode causar diversas doenças, principalmente de pele”, diz a veterinária.  De maneira geral, cachorros pequenos e com pelos curtos costumam sentir mais frio, portanto procure deixá-los bem sequinhos e nunca leve-os para passear logo depois do banho e secagem. Espere um tempo até que ele não corra mais risco de ter um choque térmico. Evite também tosar o animal durante os meses frios, pois o pelo é uma proteção natural contra o frio.
 
Roupinhas podem ajudar a espantar o frio. Foto: SXC.HU
A profissional recomenda que o uso de roupinhas e cobertores pode ajudar a espantar o frio, mas de nada adianta colocar uma roupa quentinha no cão e deixá-lo dormir no sereno ou em locais muito frios e com vento. “O frio pode causar um enorme estresse e isso acaba baixando a imunidade do pet deixando-o ainda mais exposto a doenças”, explica Karla.
 
Não esqueça de manter a vacinação do seu cãozinho em dia. A vacina contra a tosse de dos canis deve ser aplicada anualmente, assim como a vacina da raiva. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados