Pronta para os jogos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

 

Vista aérea da capital inglesa, com a Abadia de Westminster e o Big Ben à esquerda. Foto: Visit Britain/Divulgação.

Londres está pronta para receber os Jogos Olímpicos entre os dias 27 de julho e 12 de agosto. São esperados cerca de 10 mil atletas de 170 países competindo em 39 modalidades. É a primeira vez que uma cidade sedia a Olimpíada por três vezes - os jogos anteriores foram realizados em 1908 e 1948 – e os ingleses prometem aproveitar a oportunidade para reforçar a imagem de país de vanguarda nas áreas de sustentabilidade e acessibilidade. Várias das modernas instalações construídas para o evento também servirão às Paraolimpíadas e têm tudo para deixar um marcante legado às futuras gerações.

Londres também quer se fazer lembrar como sede dos primeiros jogos olímpicos focados em sustentabilidade. Tanto na infraestrutura quanto na realização dos jogos, a preocupação está voltada para o combate às alterações climáticas, redução do desperdício, preservação da biodiversidade, promoção da inclusão social e incentivo à vida saudável.

A terra da Rainha Elizabeth II, que completou 60 anos de reinado em fevereiro, também possui uma série de ótimas atrações para os turistas. Espalhados por um pequeno raio a partir do centro estão museus, palácios, parques urbanos e programação cultural intensa com musicais, shows, concertos e espetáculos para públicos diversos. Quem já adquiriu os ingressos para os jogos ou mesmo estiver de passagem pela Grã-Bretanha pode aproveitar e visitar os locais das competições antes da pira olímpica flamejar.

Hyde Park servirá de palco para as competições de triatlo. Foto: Visit Britain/Divulgação.

Comece o tour pré-olímpico pela Earls Court, localizada na Zona Oeste de Londres. Esta arena de exposições e concertos musicais sediará as competições de vôlei. O diferencial do espaço é a possibilidade de medir a sustentabilidade dos eventos com uma ferramenta on-line que vai além da aferição de emissões de dióxido de carbono. Entre os dias 6 e 8 de julho, o espaço recebe a London Film & Comic Con, uma celebração ao cinema onde geeks se fantasiam como seus personagens favoritos. É a chance de conseguir um autógrafo ou uma foto ao lado de astros como Norman Reedus, do seriado Walking Dead, ou da bela Laura Vandervoort, a Supergirl da série Smallville.

Parque real mais antigo de Londres, o Greenwich abrigará as competições equestres e de pentatlo moderno. Entre as principais atrações estão o Observatório Real, o lago de remo, a quadras de tênis e a linha do meridiano que divide o globo em Oriente e Ocidente. Na mesma linha imaginária está o North Greenwich Arena, sede das competições de ginástica artística, trampolim e basquete na Olimpíada.

Entre as atrações que movimentarão a arena ainda neste mês estão o British Music Experience, uma oportunidade para revirar a história gloriosa da música popular britânica com mostra de mais de 3.000 imagens e 600 videoclipes. A promessa é de agradar tanto a fãs de clássicos como The Beatles e Rolling Stones quanto aos seguidores dos recentes Coldplay e Arctic Monkeys.

O local abriga também mostra em alusão aos 100 anos do naufrágio do Titanic. Em cartaz até o dia 29 de agosto, a Titanic - The Artifact Exhibition reconta a história da tragédia marítima mais famosa do mundo com relatos, recreações historicamente precisas e mais de 300 artefatos recuperados em expedições de pesquisa desde a descoberta do navio, em 1985.

Os turistas que visitam a icônica troca dos soldados da cavalaria britânica na entrada oficial do palácio real vão se surpreender no mês de julho com uma praia no centro de Londres. A Horse Guards Parade será local para as competições de vôlei de praia.

Outro clássico do cenário londrino, o Hyde Park dará espaço às competições de triatlo. O maior parque real de Londres fica em meio aos locais mais emblemáticos, sendo refúgio de turistas durante o ano todo. Algumas das atrações mais populares incluem passeios de bicicleta e de barco no lago Serpentine, além de contemplação à fonte em homenagem à princesa Diana.

Wimbledon, sede do famoso torneio de tênis, será usado para as competições desta modalidade na Olimpíada. Um dos torneios anuais do Grand Slam ocorrerá apenas três semanas antes do início das competições olímpicas de tênis.

Outra opção para os visitantes é apreciar o premiado Wimbledon Lawn Tennis Museum. Entre os destaques estão uma exposição de troféus do torneio, uma câmera que capta a ciência do tênis, filmes das partidas mais inesquecíveis, um acervo de memórias do tênis com peças que datam de 1555 em diante, e o CentreCourt360, com visão panorâmica da quadra central.

Por fim, uma visita a Londres não seria completa sem incluir no roteiro os palácios reais. O Hampton Court Palace, que serviu de residência ao rei Henrique VIII, será cenário das provas de ciclismo de estrada. Os turistas podem visitar o palácio durante o ano todo. Vale participar das visitas conduzidas por guias em trajes de época, passando pelo labirinto de jardins; conferir as turnês pela cozinha Tudor e assistir às palestras sobre culinária. O local também oferece exposições interativas que apresentam alguns dos moradores mais famosos do palácio, como Henrique VIII e suas várias mulheres.

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados