Pratos para aquecer

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane de Souza

Fondue de chocolate com frutas do Mazza Ristorante. Foto: Andréa Iseki.

Com a chegada da estação mais fria do ano, restaurantes renovam seus cardápios de olho em clientes que buscam se aquecer e apreciar os sabores do inverno. E nem sempre as iguarias de inverno incluem opções calóricas. O Selleti, rede de franquias especializada em alimentação saudável, aposta no wrap de peru, um sanduíche frio com molho de hortelã e salada. A cadeia, já presente no Park Shopping São Caetano, vai inaugurar neste mês sua segunda unidade na região – desta vez, no Shopping ABC, em Santo André.

A Adega do Jabá, tradicional casa de culinária nordestina, por sua vez, preparou caldos para aquecer a temporada. Os sabores de abóbora com carne-seca, caldo verde e mandioca somam-se aos já conhecidos caldos de mocotó e de feijão. Já o Mazza Ristorante, também em Santo André, aposta em capelletis de massa artesanal para incrementar o menu italiano. Confira a seguir as receitas de algumas novidades que prometem aquecer o inverno no Grande ABC.

 

Fondue de chocolate
(Chef Nathalia Crepaldi - Mazza Ristorante)

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes: 400 g de chocolate meio amargo; 300 g de creme de leite sem soro; frutas picadas (banana, morango, manga, uva, abacaxi, etc.)

Modo de preparo: Derreta no micro-ondas o chocolate, colocando em um recipiente de vidro apropriado. Deixe em potência alta por um minuto. Retire e veja se o chocolate está derretido. Caso não esteja, leve ao micro-ondas por mais 30 segundos e vá repetindo o procedimento até que o chocolate derreta. Depois, leve ao fogo médio e misture o creme de leite. Mexa até ficar com consistência cremosa. Quando estiver pronto, é só levar para o réchaud e mergulhar as frutas com espetinhos. Dica: é possível utilizar só metade da quantidade de chocolate amargo e a outra metade de chocolate ao leite. Também experimente colocar nos espetinhos suspiros e marshmallows.
 

Caldo de abóbora com jabá
(Chef Antônia Dias dos Santos - Adega do Jabá)

Rendimento: 5 pessoas

Ingredientes: 1 kg de abóbora cabochan cozida e descascada; 250 g de jabá cozido e desfiado; coentro e sal a gosto; 1 cebola picada; cebolinha e jabá desfiado para decorar.

Modo de preparo: Frite o jabá com a cebola e o sal e reserve. Bata no liquidificador a abóbora, o coentro e o sal. Se precisar, adicione um pouco de água. Entorne sobre o jabá em uma panela e ferva até adquirir a consistência desejada. Quanto mais tempo ao forno, mais encorpado o caldo ficará. Sirva quente e decore com jabá desfiado e cebolinha.

 

Wrap de peru
(Seletti Culinária Saudável)

Rendimento: 1 porção

Ingredientes: 1 tortilha multicereais; 90 g de mix de folhas composto por alface americana, alface roxa e agrião sem talo ( ½ xícara de chá de cada folha); 2 colheres (sopa) de peito de peru ralado; 2 colheres (sopa) de muçarela de búfala ralada; 30 ml de molho de iogurte com hortelã. Molho de iogurte com hortelã: 200 ml de iogurte desnatado; 5 ml de suco de limão; 5 ml de azeite virgem; 2 g de sal marinho; 20 ml de creme de leite; 2 folhas de hortelã.

Modo de preparo do molho: Em uma tigela misture o iogurte, o creme de leite e o suco de limão. Aos poucos adicione o azeite virgem e o sal marinho. Após todos estes ingredientes, coloque as folhas de hortelã e bata por um minuto no liquidificador.

Modo de preparo do wrap: Em uma tigela coloque todos os ingredientes, deixando o molho por último. Misture bem. Coloque a mistura na tortilha, enrole-a e faça um corte diagonal.


Yakissoba com camarão
(China House)

Rendimento: 2 a 3 porções

Ingredientes: 85 g de carne fatiada; 85 g de frango em cubos; 90 g de camarão; 40 g de champignon; 55 g de cenoura fatiada; 55 g de couve-flor desfiada; 50 g de bambu fatiado; 35 g de brócolis desfiado; 80 g de acelga xadrez; 345 g de macarrão já cozido e quente; uma pitada de glutamato de monossódio; shoyu a gosto; uma pitada de açúcar; duas gotas de óleo de gergelim torrado.

Modo de preparo: Frite a carne, o frango e o camarão. Quando estiver quase no ponto, acrescente champignon, couve-flor, bambu e cenoura. Depois de cozidos, escorra na panela vazia. Acrescente acelga, brócolis, água, shoyu, açúcar, glutamato e o restante dos ingredientes escorridos. Mexa bem. Adicione o óleo de gergelim e, quando estiver com a cor uniforme, acrescente um pouco de amido de milho dissolvido para engrossar. Sirva quente.

 

Arroz-doce
(Viena)

Rendimento: 2 a 3 porções

Ingredientes: 1 litro de leite; 1/3 de xícara (chá) de açúcar; 3/4 de xícara (chá) de água; 1/3 de xícara (chá) de arroz italiano tipo arbóreo; 1/2 colher (sopa) de casquinhas de lima-da-pérsia cortadas em tiras finas; 1/3 de xícara (chá) de creme de leite fresco; ½ colher (chá) de água de flor de laranjeira.

Modo de preparo: Misture o leite com o açúcar e leve ao fogo baixo para aquecer. Em outra panela, ferva a água e acrescente o arroz (sem lavar) para cozinhar em fogo médio/alto, sem parar de mexer e até secar todo o líquido. Adicione 3 xícaras (chá) do leite aquecido com o açúcar, mexa e baixe o fogo. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Acrescente o restante do leite aquecido aos poucos, conforme o líquido diminuir. Em outra panela, coloque a casquinha de lima-da-pérsia e cubra com água fria. Leve ao fogo e, assim que levantar fervura, escorra a água e seque a casquinha com papel toalha. Reserve. No fim do cozimento do arroz, coloque o creme de leite e ferva por mais dez minutos. Retire do fogo e junte a casquinha de lima. Espere esfriar e misture a água de flor de laranjeira.

 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados