Dieta da beleza

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Ana Michelle de Amo

 As frutas e verduras são ricas em vitaminas, fibras e minerais. Foto: SXC.HU

Não adianta investir apenas em cosméticos caros na hora de cuidar do corpo. A alimentação é fundamental não só para manter a forma, mas também para  manter o equilíbrio do organismo. 

 “Muitas pessoas focam nas calorias consumidas e não no valor nutricional dos alimentos como uma tentativa de manter o peso ideal. Em muitos casos, isso acaba resultando em uma maior queda de cabelos, unhas fracas, mais acne, ou seja, o terror de qualquer pessoa que busca estar em equilíbrio e de bem com o espelho”, afirma a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, de Goiânia.
 
A nutricionista ressalta que  com um pouco de empenho e disciplina, qualquer pessoa consegue ter uma alimentação balanceada e equilibrada, também é importante praticar exercícios físicos regulares que serão essenciais dar mais pique para o dia a dia e ajudar a reduzir as gordurinhas, deixando cabelos e unhas bem nutridos. 
 
Dicas da nutricionista
A especialista listou alguns nutrientes importantes para ajudar o organismo a ficar em equilíbrio, mas é fundamental também lembrar-se da individualidade bioquímica de cada pessoa. Ou seja, cada indivíduo deve ter um plano alimentar individualizado respeitando as suas necessidades e limitações.
 
 
Frutas oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde. Foto: SXC.HU
UNHAS
 
Fracas: Ferro, cálcio, zinco, ácido linoléico
Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro
Amareladas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes
Alimentos Indicados: Castanha do Pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada,vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.
 
CABELOS
 
Queda e opacidade: Proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro
Alimentos Indicados: Gema de ovo,aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.
 
 
PELE
 
Acne: Zinco, vitamina C, vitamina A e E
Alimentos Indicados: Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo.
 
Azeite de oliva é aliado da saúde e da beleza. Foto: SXC.HU
Manchas: Distúrbios hormonais, vitamina A, C e E
Alimentos Indicados: Soja e derivados, hortaliças verde escuras , frutas cítricas vegetais amareladas e óleos vegetais.
 
Flacidez Cutânea: Alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes
Alimentos Indicados: Arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.
 
Pele Seca: Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2
Alimentos Indicados: Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha do Pará, linhaça, laranja, morango, limão, acerola.
 
Celulite: Iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas, clorofila. Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação
Alimentos Indicados: Azeite de oliva, algas marinhas, castanha do Pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água
 
Olheiras: Alergias, disbiose, problemas circulatórios
Alimentos Indicados: Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, Coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça.
 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados