Abaixo o desperdício

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

O Brasil é um dos líderes mundiais em desperdício de comida. Segundo a ONG Banco de Alimentos, cascas e talos são descartados por cozinheiros e donas de casa sem ganhar qualquer atenção. Nos últimos anos, no entanto, a filosofia do aproveitamento integral de cada ingrediente passou a fazer a cabeça e a mesa de grandes chefs brasileiros, a exemplo de Celso Freire, que já comandou a cozinha da Embaixada Brasileira em Londres, e do renomado Alex Atala, proprietário do D.O.M., eleito neste ano como o quarto melhor restaurante do mundo segundo ranking da revista britânica Restaurant.

 
Entre os alimentos desperdiçados com frequência e que podem ser reaproveitados estão folhas de cenoura e couve-flor, cascas de batata e banana, talos de brócolis e beterraba, entrecascas de melancia e maracujá e até sementes de abóbora, melão e jaca. Uma boa sugestão para acompanhar um cafezinho, por exemplo, é usar casca de laranja caramelizada, que também pode se transformar em compotas ou dar sabor a biscoitos se inserida ralada nas receitas. Cascas de goiaba e abacaxi, por sua vez, podem virar suco se batidas no liquidificador. Outra dica é usar talos em refogados, no feijão e na sopa. As folhas da cenoura, ricas em vitamina A, são ideais para fazer bolinhos, sopas ou saladas. Confira a seguir algumas receitas práticas e dê adeus ao desperdício.

Arroz de cabeça de garoupa
(Alex Atala)
 
Ingredientes: 1 garoupa inteira de aproximadamente 2 kg; 3 litros de água; 200 g de cebola cortada em formato meia-lua; 60 g de cebola picada; 250 g de arroz; suco de 1 limão; escamas do peixe; azeite e cerefólio a gosto.

Modo de preparo: Limpe o peixe. Em uma panela, coloque a cabeça e a carcaça do peixe, cebola cortada em meia-lua e água. Leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos. Depois, cozinhe em fogo baixo até reduzir o caldo a 1,5 litro. Coe e reserve. Lave bem as escamas e deixe secar. Em uma panela com óleo quente, frite-as até que fiquem douradas e crocantes. Reserve. Em outra panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola picada. Acrescente o arroz e, em seguida, o caldo do peixe aos poucos. Tempere com sal e cozinhe até que esteja macio. Corte o peixe em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e doure o peixe.
 
Montagem: Disponha o arroz no centro do prato e coloque os cubos de peixe por cima. Finalize com suco de limão, azeite, as escamas de peixe frito e o cerefólio.
 
Canapés de talos de beterraba: coloridos e nutritivos
Canapé de talos de beterraba
(Banco de Alimentos)
 
Ingredientes: Talos de 1 beterraba;  1/2 cebola; 1 dente de alho; 1 colher de sopa de azeite; sal a gosto; 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto; 200 g de ricota; torradas para canapé; cebolinha.
 
Modo de preparo: Pique os talos, a cebola e o alho. Refogue-os com azeite, sal e vinagre de vinho tinto e misture com a ricota. Sirva em torradas para canapé e decore com cebolinha fatiada.
 
Biscoito de casca de laranja
(Banco de Alimentos)
 
Ingredientes: 1 colher (sopa) de casca de laranja em pedacinhos; 2 colheres (chá) de fermento em pó; 1/2 colher (chá) de sal; 4 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de açúcar; 200 g de margarina; 1 ovo.
 
Modo de preparo: Bata bem a margarina com o açúcar. Junte o ovo e a casca de laranja. Bata. Acrescente os outros ingredientes. Achate a massa com rolo de macarrão e modele os biscoitos com um copo. Asse em forno moderado (200ºC) até dourar levemente (25 minutos).
 
Geleia de cascas de maçã e pêssego
(Banco de Alimentos)
 
Ingredientes: Cascas de 6 maçãs e 6 pêssegos; 1 xícara (chá) de açúcar mascavo; 1 xícara (chá) de açúcar branco; 1 colher (sobremesa) de limão; 1 colher (café) de manteiga.
 
Modo de preparo: Em uma panela, junte todos os ingredientes e ferva em fogo baixo até obter ponto de doce, que desgrude do fundo da panela. Esfrie por dez minutos, leve ao liquidificador e bata por meio minuto. Sirva em seguida. 
 
Bolinho de talos, folhas ou cascas
(Livro Aproveitamento Integral de Alimentos/Sesc)
 
Ingredientes: 1 xícara (chá) de talos, folhas ou cascas bem lavados e picados; 2 ovos; 5 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1/2 cebola picada; 2 colheres (sopa) de água; sal a gosto; óleo para fritar.
 
Modo de preparo: Bata bem o ovo e misture o restante dos ingredientes. Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente. Podem ser usados talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, beterraba, nabo, rabanete ou cascas de chuchu. No caso dos talos de couve, couve-flor e brócolis, recomenda-se dar uma pré-fervura antes do preparo e aproveitar a água do cozimento para outras receitas (arroz, sopa etc.).
 
Pão de casca de banana
(Livro Aproveitamento Integral de Alimentos/Sesc)
 
Ingredientes: 6 bananas com casca; 1 xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de leite; 30 g de fermento fresco; 1/2 xícara (chá) de óleo; 1 ovo; 1/2 pitada de sal; 1/2 kg de farinha de trigo.
 
Modo de preparo: Bata as cascas de banana e a água no liquidificador. Junte o óleo, os ovos e o fermento e bata mais um pouco. Acrescente a farinha, o sal e o açúcar e misture. Por último, acrescente bananas em rodelas. Coloque a massa em uma fôrma untada com margarina e farinha de trigo. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno preaquecido.
 
Geleia de casca de melão
(Banco de Alimentos)
 
Ingredientes: Casca de 1/2 melão; 150 g de açúcar; 200 ml de água.
 
Modo de preparo: Lave e higienize a casca do melão em solução de hipoclorito de sódio, seguindo instruções de rotulagem. Pique as cascas em cubos e coloque em uma panela com água suficiente para cobri-las. Leve ao fogo


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados