Receber bem

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

Polentinha em forma de coração da Zest Cozinha Criativa. Foto: Divulgação

Finger Food são duas palavras em inglês que traduzidas significam comida para comer com as mãos. Essa tendência gastronômica ganhou força no Brasil, principalmente no mercado de casamentos. Pequenas porções dão um ar charmoso e despojado à recepção, e são ideais para quem quer fugir do tradicional.

 
Simplificando a maneira de servir, essa opção é nada mais nada menos que um mini jantar. Não necessariamente é servido em menor quantidade, e sim em várias porções pequenas, com grande variedade. Segundo Daniele Maio, da Struture Produções, esse serviço é um verdadeiro sucesso.  “O Finger Food cria maior dinâmica na festa, e evita ocorrer paradas no roteiro para as pessoas comerem. Enquanto o jantar está rolando, ao mesmo tempo as pessoas estão conversando, dançando e aproveitando ao máximo o evento” diz a produtora de eventos. 
 
Segundo o chef Márcio Mathias, do Parmênion Eventos Nobres, se engana quem pensa quem esse serviço é exclusivo para uma recepção informal. “O Finger Food pode ser usado para uma recepção informal como até em uma abertura de um finíssimo jantar” enfatiza. As entradas também podem ser nesse formato, criando um requinte maior ao evento. 
 
Confira abaixo algumas dicas para quem quer abusar dessa tendência em seu casamento:
 
Montagem do Evento
“A montagem para um coquetel informal pode ser com lounges e para um jantar necessariamente necessitam de mesas para apoio” explica o chef Mathias. Uma ilha fixa gastronômica pode ser um ótimo complemento, com alguns canapés, queijos e outros petiscos garante que os convidados comam o tempo todo, inclusive os envergonhados – que as vezes, ficam com vergonha de pedir ao garçom para repetir. 
 
Buffet e Bebidas
Daniele Maio enfatiza que a qualidade da alimentação é fundamental para o bom andamento do evento. “De fato, 70% do impacto que a festa fará nos convidados vem da alimentação e bebidas. O fornecedor contratado precisa ser de alta categoria. Criar um cardápio adequado aos diversos estilos de convidados, com porções bem quentinhas e apresentação impecável não é para qualquer um”, diz.
 
Porções em tacinhas, bowls e panelinhas dão um charme ao seu evento. Foto: Parmênion Eventos Nobres
Cardápio
Para um jantar em Finger Food, Daniele aconselha: “Uma massa curta ao molho quatro queijos, com um escondidinho de camarão e um filezinho ao molho madeira com batatinha rostie, tem sido quase uma unanimidade. E para fechar com chave de ouro, um doce delícia”. 
Já o chef Mathias aconselha algo mais requintado, e finger food não só para o jantar, como também para as entradas: Ceviches de San Peter com ananás de abacaxi, Escondidinho de vatapá de camarão ao vinagrete de coco, Roll de lula defumada com tangerina, Trouxinha de carpaccio ao molho italiano, panelinhas de salmão,gorgonzola e manga, velouté de camarão.
 
Serviço
Veja indicações de Buffets que oferecem esse serviço:
Parmênion Eventos Nobres
http://www.parmenion.com.br/
Buffet Center
http://www.buffetcenter.com.br/
Zest Comida Criativa
http://cozinhacriativa.com.br/
Santa Especiaria
http://www.santaespeciaria.com.br/
Buffet Fiaccadori
http://www.buffetecasamentos.com.br/



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados