Pele no inverno

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

O inverno, a estação mas fria do ano, está chegando e as pessoas acabam deixando de lado alguns cuidados fundamentais com a pele, como, por exemplo, o uso do protetor solar.  A ação dos raios ultra-violetas é praticamente a mesma que do verão, por isso, esse cuidado não deve ser deixado de lado. 

 
Segundo o Dr. Marcelo Olivan, Médico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, quando a palavra “câncer” é pronunciada, é comum as pessoas se alarmarem e torcerem o nariz. Mas para o Dr. Olivan, não há tantos motivos para isso. “Hoje em dia a cura é bem possível na maioria dos casos, principalmente quando há prevenção”, diz. 
 
Estudos revelam que uma das principais causas do câncer de pele é a exposição excessiva aos raios UVA e UVB, que podem acontecer em todas as estações do ano,inclusive no inverno. “Às vezes este dano afeta certos genes que controlam como e quando as células crescem, se dividem e morrem. Normalmente, as células podem reparar o dano, mas em alguns casos, isso resulta em DNA anormal, e este pode ser o primeiro passo no caminho para o câncer”, explica o especialista. 
 
Muitas pessoas não sabem, mas qualquer luz artificial também emite irradiação. Segundo uma pesquisa divulgada pela FDA (Food and Drug Administration), oito horas exposta a uma luz artificial equivale a ficar um minuto e 20 segundos sob o sol direto em um dia de verão. Avaliando por um período maior, é uma exposição significativa. 
 
Para Dr. Marcelo, a melhor forma de se prevenir é conhecer a respeito, se olhar, se tocar e ao identificar qualquer pequena anomalia na pele, procurar um médico especialista imediatamente. “Quanto mais rápido procurar ajuda, melhor será o resultado final”, pontua.
 
Confira abaixo o passo-a-passo para se auto examinar: 
 
1) Fique em frente a um espelho
2) Levante os braços
3) Examine seu corpo de frente, de costas e dos lados
4) Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas
5) Olhe suas pernas e examine as partes da frente, detrás e dos lados; além da região genital
6) Sente-se e examine atentamente a planta dos pés, o peito dos pés e entre os dedos dos pés
7) Vire-se de costas e examine as costas e as nádegas
8) Use um espelho de mão e uma escova ou secador para examinar o couro cabeludo, o pescoço e as orelhas



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados