Aroma Brasileiro

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

Hoje é o dia nacional do café. O grão é hábito consolidado na rotina dos brasileiros, como impulsionador de energia para enfrentar o dia, e no passado já fez a fama do Brasil para o mundo e foi principal fonte econômica do país. 

 
Antes era considerado vilão, no entanto, hoje em dia pode se consolidou como aliado da saúde humana. Comprovadamente, o café possui benefícios se consumido em até 4 xícaras por dia. Mais que isso, pode viciar. O grão possui poder energético e afrodisíaco.  Além disso, existem substâncias importantes para o nosso corpo nessa bebida, como minerais (potássio, ferro e zinco), niacina, ácidos clorogênicos e quinideos, além de ser antioxidante. 
 
Pesquisas de centros norte-americanos em Boston e Califórnia e dados da ABIC comprovam que o consumo diário e moderado de café previne uma série de doenças como câncer de cólon/reto, mama e fígado, Parkinson, Alzheimer e alcoolismo, além de ajudar com a depressão. 
 
Segundo Dr. Darcy Lima, Ph.D. em Medicina, Professor de Farmacologia Clínica e História da Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “O café mantém a mente desperta, estimula a concentração e a capacidade intelectual. Por isso, é recomendado também para crianças, ainda mais acompanhado de leite, pois o cálcio ajuda na construção óssea”. 
 
Que tal comemorar o dia nacional apreciando o grão? Confira abaixo 3 receitas de fácil preparo:  
 
Café com frutas vermelhas, ideal para os paladares mais adocicados. Foto: Melitta
CAFÉ LICOROSO
 
Ingredientes:
60 ml de café
1 dose de licor de café 
 
Modo de preparar: No copo previamente escaldado, colocar uma dose de licor de café, e o café em seguida. Cobrir com uma camada de chantilly. Decore com café em grãos ou em pó. Sirva em seguida. O ideal é mexer aos poucos enquanto se bebe.
 
Rendimento: 1 porção
 
Receita cedida pela Barista Cleia Junqueira, instrutora do CPC – Centro de Preparação do Café
 
CAFÉ COM FRUTAS VERMELHAS
 
Ingredientes:
400 ml de café coado 
1 caixinha de creme de leite 
½ xícara (chá) de leite condensado 
6 colheres (sopa) de cobertura de chocolate 
2 xícaras (chá) de frutas vermelhas 
Espuma de leite fervente e canela em pó
 
Modo de preparar: Misture em uma panela o café coado Melitta com o creme de leite, o leite condensado e a cobertura de chocolate. Leve ao fogo até ferver. Disponha as frutas vermelhas em taças e despeje a bebida quente. Cubra com a espuma de leite fervente e polvilhe a canela em pó. Sirva com biscoitos de chocolate.
 
Rendimento: 4 porções
 
Cozinha Melitta
 
Café Indiano, paladar exótico. Foto: Café Iguaçu
CAFÉ INDIANO
 
Ingredientes: 
1 xícara (chá) de Café Solúvel Gourmet Iguaçu
1 xícara (chá) de leite 
½ xícara (chá) leite condensado
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
1 pitada de noz-moscada
2 colheres (sopa) de chocolate amargo ralado
2 colheres (sopa) de creme de leite
 
Modo de preparar: Em uma panela coloque o café, o leite, o leite condensado, a canela, o cravo da índia, o chocolate amargo e a noz-moscada. Leve ao fogo até quase ferver. Desligue, misture o creme de leite e distribua a bebida em xícaras altas. Sirva imediatamente.
 
Rendimento: 2 porções
 
Cozinha Café Iguaçu



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados