Pele Perfeita

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

Todos os anos, milhares de dermatologistas se reúnem nos Estados Unidos no maior evento desta área da Medicina, promovido pela Academia Americana de Dermatologia (AAD). Na edição que aconteceu em 2012, sediada em San Diego, Califórnia, a atenção da classe médica também se voltou para a tecnologia de ponta aliada à saúde representada pelos equipamentos de laser, luz pulsada, ultrassom ou radiofrequência, que podem ser usados para tratar desde melasma, epilação, onicomicose até celulite e quebra de gordura. Confira abaixo os destaques do evento:
 
Laser de baixa intensidade ou Low-Level Laser Therapy (LLLT) para estimular o crescimento de pelos
Utiliza os princípios de luz baixa potência para as células-alvo. Na dermatologia, o LLLT tem sido analisado de forma mais ampla para a cicatrização de feridas e fotoenvelhecimento, e agora também está sendo estudado para remoção de gordura e para estimular o crescimento de pelos.
 
Novas tecnologias a frio para tratamento
A maioria dos equipamentos funciona através do aquecimento, mas alguns aparelhos realizam o procedimento por resfriamento, como a criolipolise, método que consiste no uso de um aparelho que baixa a gordura de certas partes do corpo, como barriga e pneuzinhos, a uma temperatura entre 2°C e 4°C, eliminando até 25% dela em um período de dois meses após a primeira sessão. Cada sessão dura aproximadamente de uma a duas horas. 
 
Crioterapia localizada
Tecnologia que proporciona efeito lifiting ou toxina botulínica like, técnica minimamente invasiva de criomodulação, que é o congelamento seletivo de nervos com o objetivo de alterar alguns movimentos musculares da face para eliminar temporariamente linhas faciais hiperdinâmicas. Hoje, esse efeito é obtido com a toxina botulinica, também opção de tratamento de alguns tipos  incuráveis  de dor periférica. Ainda sem previsão de chegada ao Brasil. 
 
Equipamento de luz pulsada associada a vácuo
Pode ser usado em todos os tipos de acne e de pele. Sua tecnologia promove a limpeza da pele, removendo a pústula através do processo de sucção. Pode ser usado em tratamentos semanais num procedimento pela face toda, que duram 15 minutos, aproximadamente. Possui tips pequenas (11.1mm X 8.4mm) e grandes (13mX 25mm), reduz o risco de contaminação cruzada, não necessita de anestésico nem gel gelado. A luz pulsada trabalha entre 500 e 1000 nm, fluência de até 25j/cm2. Sucesso nos EUA tem previsão para chegar ao Brasil no segundo semestre.
Tecnologia laser fracionado não-ablativo para rejunenescimento sem downtime (suave): equipamento portátil é uma opção para o dermatologista que não quer investir na compra de máquinas grandes. Além do custo acessível é extremamente seguro. Laser 1410nm. Ainda sem previsão de chegada ao Brasil.
 
Laser para gordura
Este equipamento, já disponível no mercado brasileiro, pode ser usado no tratamento da Hiper-hidrose Axilar, ou seja, ganhou nova indicação. A tecnologia trabalha com os comprimentos de onda 924nm (gordura) e 957 (skin tightening). Esta nova indicação promove maior conforto ao paciente e médico e se apresenta como sendo muito segura para o procedimento. 
 
Leitor de Melanina
Baseado nos Parâmetros de Fitzpatrick com excelente precisão, para facilitar a identificação do fototipo de diferentes regiões da face e do corpo. Tem também como diferencial o uso do Bluetooth para envio do fototipo do paciente e sugere os parâmetros para utilização do equipamento de tratamento. Já tem aprovação do FDA, porém, sem previsão de chegada ao mercado brasileiro.
 
Radiofrequencia multicanais
É um equipamento de radiofrequência direcionado para tratamentos faciais que acaba de chegar ao Brasil. Ele vem com duas ponteiras: a ST (Skin Tightening) e a FC (Facial Contour), eficazes no tratamento da flacidez facial, melhora do contorno do rosto, pescoço e “papadas”, buços e regiões pequenas. As três frequências – 0,8MHz, 1,7MHz e 2,45MHz - otimizam o efeito do calor, permitem ao médico atingir diferentes profundidades da pele e facilitam o direcionamento da ação da radiofrequência na região onde o paciente apresenta mais necessidade. O tratamento completo leva, em média, quatro sessões, com duração de 30 minutos cada e intervalos de duas a três semanas entre as aplicações. Outra vantagem do equipamento é que com a ponteira FC também é possível tratar áreas corporais menores ou mais sensíveis, como braço, e a gordura localizada entre o colo e axila, além da flacidez de joelhos e o interno de coxas. Já disponível no Brasil.
 
Radiofrequência e laser fracionado na mesma máquina para tratar envelhecimento e flacidez juntos
O novo laser fracionado combo (CO2 + 1540) no mesmo equipamento e com disparo em conjunto é ideal para fazer ablação e coagulação, simultaneamente. Há um módulo em que o CO2 faz o orifício inicial com até 2000 micras (duração de pulso de 0.05ms) e depois o erbium glass continua com coagulação até os 3000 micras.  Sem previsão de chegada ao mercado brasileiro.
 
Plataforma compacta
Possui configuração distinta - IPL filtros 400-550-600-650 (Pulso quadrado, 1 disparo a cada 1,5s. resfriado), 2940 fracionado e não-fracionado com modo de pulsos curtos e 6 disparos por segundo e Laser Q-Switched 532 e 1064nm com duração de pulso de 5ns, spots quadrados (único no mundo), 10 disparos por segundo. É o novo módulo para tratamento de melasma com baixa energia e com duração de pulso extremamente curto. O aparelho não reage pela luz, mas pelo efeito mecânico e “quebra” rapidamente os pigmentos, sem machucar a pele. O laser Q-Switched tem apresentado bons resultados de clareamento após 4 ou 6 sessões, aproximando-se dos resultados obtidos com outras tecnologias. Já disponível no Brasil. 
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados