Vestida de Branco

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

Em um casamento, o que mais aflige a noiva é a escolha do vestido ideal. Mas além de encontrar o estilo próprio e segui-lo -- o que ajuda a mulher a sentir-se confiante do início ao fim da festa --, é fato que toda a noiva gosta de surpreender no grande dia, já que o vestido é motivo de grande expectativa. Para ajudar nesta escolha, a estilista Patricia Granha, do ateliê Jardim Secreto, indica as onze tendências mais fortes para os vestidos de noiva em 2012. Veja qual estilo que mais combina com você e inspire-se:

 
Anos 20 
No ano em que está prevista uma nova versão do filme Grande Gatsby, com Leonardo de Caprio e Carey Mulligan, a aposta é o retorno dos modelos inspirados nos anos 20, tanto nos vestidos quanto nos acessórios. A década que marca o charme das melindrosas é composta por pedras, franjas e plumas. Os vestidos são retos e fluídos, com a cintura não tão marcada, podendo ser até o joelho (modelo introduzido por Coco Chanel na década de 20). Os decotes são simples, podem ter mangas compridas ou rendadas e combinam com uma noiva minimalista e chic. Para combinar com o estilo, acessórios de cabeça, de preferência prata, e véus de penas ou contas.
 
Vestido dourado
Segundo a estilista, o dourado e o bege claro são apostas para quem prefere algo diferente do branco. “Ambas as cores são outonais e definem um casamento em grande estilo”, explica Patricia Granha. “O dourado é um traço de elegância e é muito contemporâneo, enquanto o bege mostra inocência e glamour”.
 
Camadas
Vestidos com várias camadas de tule deixam a saia do vestido mais volumosa. Essa sobreposição é outra tendência que chega com tudo. Mas, com certeza, não agrada a qualquer perfil de noiva. “O estilo é perfeito para as noivas românticas, sonhadoras e delicadas”, explica a estilista Patricia Granha.  “A cintura marcada e o volume da saia, em babados, garante o charme do vestido e pode ser bastante impactante.”
 
Cintura marcada 
A cintura marcada com o uso de cintos e faixas ou drapeados é mais uma opção. “As faixas podem ser de diversas cores, o que além de dar um ar mais moderno ao vestido, são um charme”, explica a estilista. As noivas adoram tons de amarelo, nude e chá. E as mais ousadas optam por cores mais marcantes como vermelho profundo, preto, marrom ou roxo.
 
‘Destination wedding’
Hoje em dia, casar em um cenário diferente do habitat natural dos noivos, seja praia ou campo, é um sonho para grande parte dos casais. Com esta escolha, o vestido da noiva também deve estar de acordo com o local do casamento e o estilo da festa. Existem opções diferentes de vestidos para quem quer um casamento na praia, no campo ou na cidade.  Para a praia e campo os vestidos são mais leves e podem ser curtos. Já na cidade, as noivas podem ousar mais, tanto no vestido quanto nos acessórios.
 
Fluidez 
Vestidos fluidos e bem soltos são outra opção. Para quem não gosta de marcar muito o corpo ou mesmo para as mais românticas. Combina com casamentos realizados de dia ou cerimônias mais simples com um estilo rústico. Os tecidos favoritos são o tule de seda ou francês, georgette e chifon, que conferem um efeito de leveza ao vestido pela transparência.
 
Ilusão nos decotes
Os conhecidos “falsos decotes” estão em alta, especialmente os modelos em formato de V e os de um ombro só. Geralmente estes decotes são feitos com tule sobreposto a um tomara que caia.
 
Detalhes drapeados no busto
O plissado está muito em alta especialmente na região do busto, assim como as aplicações que dão um efeito de trabalho manual.
 
Rendas e tules
Os tules estão roubando o lugar de destaque da renda por sua fluidez e também por ser uma opção para quem quer fugir do lugar comum. As noivas querem um vestido com a fluidez proporcionada pela renda porém agora com um tecido diferente, no caso, o tule. Com relação ao uso da renda, o que ocorre é que agora o vestido de renda não é somente de renda, os vestidos geralmente trazem a renda aplicada em um tule, existe a mistura de tecidos.
 
Vintage
Vestidos mais limpos e minimalistas, inspirados  nas divas do cinema da década de 50 e 60, Audrey Hepburn, Jaqueline Kennedy, por exemplo, porém revisitados.
 
Brilhos 
Pérolas, strass e cristais



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados