Hábitos dos pequenos

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

A atriz Suzy Rêgo compatrilha dicas saudáveis para ajudar outras mães. Foto: Divulgação / Rede Globo

Algumas trabalham. Outras cuidam da casa. Muitas trabalham e cuidam da casa. Todas, porém, têm tempo para dar amor e atenção aos filhos. Toda mãe é uma heroína, uma supermãe! Algumas, no entanto, encontram dificuldades na hora de ensinar seus filhos a se alimentarem direito. Não é o caso da atriz Suzy Rêgo, mãe de Marco e Massimo. A atriz, que frequenta as reuniões do Vigilantes do Peso desde novembro do ano passado, procura levar os hábitos saudáveis aprendidos nos encontros para dentro de casa. Os gêmeos, que ainda não completaram 3 anos de idade, adoram frutas e se divertem com as refeições coloridas, ricas em legumes e verduras: “Meus filhos são bem brasileirinhos. Adoram feijão com arroz, frutos do mar, tipos variados de peixe, cenoura, alface e frutas, como banana, maçã e pera”, conta entusiasmada.

Com o Dia das Mães se aproximando, a atriz deixa cinco estratégias pessoais de presente para outras mães habituarem seus filhos a uma vida mais saudável:
 
Fazer das refeições um momento único
Um dos ensinamentos que a atriz aprendeu no Vigilantes do Peso é fazer da refeição “uma hora sagrada”: “Nada de brinquedo, televisão ou distrações. Sentamos todos juntos e fazemos da refeição um momento de interação. Comemos devagar e conversamos, muitas vezes, sobre a própria comida, o bem que ela faz e se eles estão gostando. Outra coisa que aprendi foi a não mandá-los ‘raspar o prato’. Nada de lotar o prato das crianças e obrigá-las a comer tudo. Quando elas param de comer é porque estão satisfeitas”, explica.
 
Dar o exemplo e não forçar
Criança adora imitar aquilo que vê os adultos fazendo: “Quando os meninos me veem fazendo algo, eles querem fazer igual. Eu e o Fernando, meu marido, comemos frutas na frente deles, por exemplo, o que aumenta a curiosidade de experimentar. Essa tática funciona melhor do que forçá-los a comer qualquer tipo de alimento”, diz Suzy.
 
Incluir as guloseimas na alimentação
É claro que as guloseimas fazem parte da vida dos filhos da atriz. Suzy diz que eles gostam principalmente de chocolate. Como já estão acostumados com uma alimentação mais saudável, costumam ficar satisfeitos com pouco: “Geralmente um pedacinho é o suficiente. Na Páscoa, por exemplo, demos ovos que vinham com brinquedos dentro. Quando percebemos, os brinquedos eram tão importantes para eles quanto o chocolate."
O mesmo acontece em festinhas de aniversário. A atriz conta que Marco e Massimo ainda não se interessaram pelos salgadinhos e diz que vai dar tempo ao tempo. Se um dia eles quiserem, poderão comer, com moderação, claro.
 
Escolher a escola adequada
Como todos os pais, Suzy procurou uma escola para seus filhos que tivesse metodologia de acordo com seus valores. A creche que Marco e Massimo frequentam ensina as crianças a cultivarem uma pequena horta, além de oferecer refeições variadas todos os dias: “Unir os ensinamentos de casa com os da escola é fundamental para que eles cresçam com ótimos hábitos, sabendo fazer suas escolhas inteligentes”, alerta a atriz.
 
Fazer os pequenos se movimentarem
As atividades físicas fazem parte das vidas dos filhos de Suzy. Eles praticam natação e capoeira uma vez por semana e gastam bastante energia nas brincadeiras: “Eu e meu marido brincamos com eles de pega-pega! Damos voltas e mais voltas na casa toda, até não aguentarmos mais e os meninos ainda pedem para repetir. Mas faz parte! Crianças saudáveis se tornarão adultos sadios, cheios de disposição para encarar os afazeres do dia a dia com muito bom humor. E eu quero isso para eles”, finaliza.
 



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados