Museus na Europa

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Gisella Torquetto

Engana-se quem pensa que visitas a museus são chatas e entediantes. Ainda mais se tratando do acervo europeu de arte. Se você planeja aproveitar a alta temporada para visitar a França, Itália, Inglaterra ou Espanha, não deixe de conferir as dicas abaixo, que já se tornaram destinos de viagens por si só: 

 
La Gioconda, popularmente conhecida como Mona Lisa. Foto: Reprodução
1.Musée du Louvre, Paris, França
Sem dúvidas, o mais famoso museu do mundo. O monumental palácio, que abriga um acervo impressionante e que antigamente serviu de residência para reis franceses, destaca-se pela sua bela arquitetura. A estátua da Vênus de Milo e a tela A Gioconda, conhecida popularmente como Mona Lisa, são as principais atrações do Louvre, mas é difícil se aproximar em meio a tantos turistas curiosos. Oferece visitas guiadas para crianças a partir de 7 anos. 
 
2.Museus do Vaticano, Cidade do Vaticano, Roma, Itália
Em uma área de 23 quilômetros, a coleção do Vaticano é uma das mais belas do mundo. Consiste em um conglomerado de museus e salas, que recebem cerca de 4 milhões de visitantes por ano. Os museus Pio-Clementino, Chiaramonti, Gregoriano Etrusco, Gregoriano Egipcio, além da Pinacoteca Vaticana, abrigam obras de Leonardo da Vinci e Rafael, além do teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo. 
 
3.Musée d'Orsay, Paris
O acervo do Orsay é abrigado em uma antiga estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900, com um impressionante telhado de vidro. 
As obras do museu são dos séculos 19 e 20, compostas por artes ocidentais e impressionistas, de célebres personalidades como Monet, Manet, Renoir, Van Gogh, Degas, Gaudí e Gauguin. Fica próximo ao Louvre e às margens do Rio Sena.
 
4.Tate Modern, Londres, Inglaterra 
O museu, instalado na antiga central elétrica de Bankside, às margens do Tâmisa, abriga centenas de obras do século 20. Além disso, promove importantes exposições temporárias de arte moderna e contemporânea. Obras-primas de Salvador Dali, Picasso, Matisse, Francis Bacon e Chagal compõem o acervo do museu, que sem dúvida é um dos principais pontos turísticos de Londres. 
 
5.Museu do Prado, Madri, Espanha
O acervo desse museu é abrigado em uma suntuosa construção, ordenada por Carlos III, e contém uma das maiores e mais impressionantes obras de arte do mundo. O Prado é mais famoso por sua grande gama de obras de artistas espanhóis como Goya, Velázquez, Raimundo de Madrazo y Garreta e El Greco, no entanto, também possui pinturas francesas, alemãs e italianas, além de esculturas da antiguidade. 
 

 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados