Delícias com damasco

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Daniela Gonçalves - Do Diário do Grande ABC

Original do continente asiático (China e terras siberianas), o damasco, também conhecido como abricó, é um fruto muito utilizado na confecção de licores, geleias, pavês, sorvetes e sucos. É semelhante ao pêssego (os dois vêm da família das rosáceas), porém, é mais ácido e sua polpa menos suculenta. 

 
O damasco fresco, parente próximo da ameixa, não é muito comum no Brasil, já que seu cultivo é mais adaptável ao clima frio. A versão seca, mais simples de ser encontrada por aqui, é rica em fibras que ajudam na digestão e no controle do colesterol e vitamina A, ideal para manter a saúde dos olhos. 
 
Países como Turquia e Paquistão estão entre os maiores produtores e sua semente serve para produzir o ácido oleico, famoso por dar bons resultados ao reparar danos em peles secas, além de vitaminas A e C.
 
É possível prepará-lo em pratos salgados como purê ou molho de damasco, que podem acompanhar um prato principal como carnes e peixes. Porém, o maior forma de consumo é em pratos doces, como o mousse, geleia. A fruta seca também serve como aperitivo. 
 
Como no Brasil essa versão desidratada é mais encontrada, vale o alerta: assim como tem mais nutrientes, o damasco seco também também é rico em calorias. São cerca de 240 kcal para cada 100 gramas. O cuidado com o excesso se estende também às pessoas sensíveis ao salicilato, substância presente na fruta, geralmente utilizado em aspirinas, que podem desencadear crise alérgica.
 
Receitas
 
Foto: Divulgação
Mousse de damasco
 
Chef confeiteira Taty Fernandez
 
Ingredientes
 
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 gema
1 colher e 1/2 (sopa) de margarina
1/2 colher (chá) de fermento em pó
4 colheres (sopa) de adoçante granular
1 colher (sopa) de creme de leite light
Sal a gosto
 
Recheio
1 pote cream cheese light
2 ovos
1 colher (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de adoçante granular
1/2 colher (chá) de casca de laranja ralada
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
 
Calda
250 g de damascos secos
500 ml de água
5 colheres (sopa) de adoçante granular
 
Modo de Preparo
 
Massa
Numa superfície lisa, coloque a farinha, faça um buraco no centro e adicione os outros ingredientes. Misture até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve. 
 
Recheio
Coloque no liquidificador os ingredientes do recheio até obter um creme homogêneo. Reserve. 
 
Calda
Em uma panela, coloque os damascos inteiros, a água e o adoçante. Deixe ferver tudo até a calda engrossar um pouco e os damascos amolecerem (mas sem perderem a forma). Reserve.
 
Montagem
Abra a massa com um rolo e forre um refratário pequeno de 21 cm de diâmetro. Aperte com os dedos para que a massa fique numa espessura homogênea. Recheie com a mistura de cream cheese e leve ao forno moderado por 20 minutos (ou até ficar dourado). Retire do forno e deixe esfriar. 
 
Espalhe o damasco em calda sem deixar cair nas extremidades. Leve para gelar até a hora de servir.
 
 
Foto: Divulgação
Mousse de Damasco
 
Chef confeiteiro Márcio Lopes
 
Ingredientes
 
300 g ou 1 xícara (chá) de sobremesa láctea sabor leite condensado
150 g ou 1 xícara (chá) de geleia de damasco.
100 g ou 1 xícara (chá) de iogurte
1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
 
Modo de Preparo
 
Hidrate a gelatina de maneira tradicional (conforme instruções do fornecedor). No liquidificador, misture a sobremesa láctea, a geleia de damasco, o iogurte e a gelatina. Bata por aproximadamente um minuto ou até a mistura se transformar em uma massa homogênea. Coloque em uma forma e leve a geladeira. Deixe a massa descansar por uma hora.
Sirva gelado.
 
Dica: enfeitar o prato com chocolate derretido e folhas de hortelã. Também é recomendado complementar com a geleia de damasco.
 
 
Gota de Blue Cheese com Damasco Turco
Foto: Marina Brandão
 
Chef Fernando Lima
 
Ingredientes
 
Massa
1 kg de farinha de sêmola
39 gemas
 
Recheio
100 g de damasco
150 g de queijo roquefort
 
Molho
10 g de manteiga
100 ml de azeite
1 dente de alho
50 g de cebola
 
Modo de Preparo
 
Massa
 
Misture a farinha com os ovos, até a massa ficar consistente. Em um cilindro de massa, bata de 80 a 100 vezes até obter uma massa homogênea. Reserve.
 
Recheio
Corte o damasco em cubos bem pequenos e misture com o queijo até obter uma pasta. Reserve.
 
Molho
Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o molho de tomate. Retire do fogo e bata no liquidificar até obter uma consistência cremosa. Volte ao fogo até ferver. Reserve.
 
Com o auxílio do cilindro, faça tiras de massa em partes iguais, deixando cerca de cinco centímentros de espaço entre um e outro. Coloque


Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados