Determinação feminina

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Eliane Souza

Celso Luiz
As premiadas da Acisa: Gisele Smith, Lina Soares da Silva e Tereza Vieira de Carvalho

Três mulheres que conseguiram transformar sonhos em realidade foram agraciadas com o 1º Prêmio da Mulher Empreendedora de Santo André, promovido pela Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). A iniciativa reuniu 40 histórias de sucesso. Em comum, Teresa Vieira de Carvalho, Gisele Smith e Lina Soares tiveram a possibilidade de converter habilidades femininas em oportunidade de negócio e realização pessoal nos seus respectivos segmentos. Confira suas trajetórias a seguir.

Aprendizado com carinho
O prêmio da Acisa serviu de reconhecimento aos 35 anos dedicados por Teresa Vieira de Carvalho à Educação. Só no Centro Educacional Etip, no Parque das Nações, foram 26 anos de trabalho. O desejo de ensinar surgiu ainda na infância, por não estar satisfeita com o método de aprendizado que lhe fora aplicado. Teresa queria provar que aprender poderia ser prazeroso, se também o fosse para quem se dispusesse a ensinar. E conseguiu. Também acredita que se pode mudar o Brasil por meio da Educação. “O meu desejo de aprender dura para sempre. Esse é o segredo da minha felicidade.”

Teresa tem 61 anos, é casada e possui três filhos. Lecionou matemática desde a juventude, formou-se pedagoga e atualmente é administradora do Centro Educacional Etip Master, em Santo André. O grupo conta com 24 unidades, das quais três são lideradas por ela. No total, serve de inspiração para 200 funcionários e exemplo para mais de 1.500 alunos.

Auxílio à melhor idade

Gisele Smith, 41 anos, transformou um drama familiar em vocação. Há nove meses, é diretora do Grupo Vida, Amor e Riso, que capacita cuidadores de idosos e orienta familiares por meio de cursos, palestras e terapias emocionais. Foi-se o tempo em que a relação familiar se resumia a pais cuidando dos filhos e estes retribuindo na velhice. “A nova estrutura familiar, com a mulher saindo para trabalhar, já alterou essa rotina. Hoje em dia, a família já acredita que uma pessoa de confiança seja a mais indicada para cuidar do idoso. Mas é difícil convencer parentes de que é preciso ajuda profissional.”

Os cuidados não são apenas dar banho e administrar remédios na hora certa. As atribuições vão desde conversar até preocupar-se com o lazer e contribuir para que a velhice seja vivida de forma plena, não permitindo que o idoso se sinta extremamente dependente nem um fardo que sobrecarrega filhos e netos.

Doce vocação


Lina Soares transformou o gosto pela cozinha em oportunidade de negócio há 19 anos. Os nomes dos filhos – Alan, Fábio e Renan – inspiraram a criação do Restaurante Alfarre, em Santo André. O grande diferencial do estabelecimento foi sofisticar as opções do self-service a quilo.

A paixão por cozinhar tomou espaço na agenda de Lina, que atualmente administra três unidades do Alfarre em Santo André. Agora, ela enfrenta o maior de todos os seus desafios: levar a arte de servir a casamentos e aniversários através dos serviços de bufê. Com o know-how do Alfarre, ela se prepara para atender confraternizações de até 200 pessoas em salão na Vila Assunção.

Claudinei Plaza
Para sanar dificuldades financeiras, Guacirema encontrou a profissão que mudou sua vida

Pontos de alegria

A paixão por crianças e o talento para as artes levaram a professora de Educação Artística Guacirema Simões, 55, a unir o útil ao agradável. Tudo começou no início da década de 1980, quando a andreense – que passava por intempéries financeiras – ingressou em um setor inédito na região: escultura com balões. E foi com os mimos distribuídos em festas infantis que a até então professora construiu a empresa de decoração que leva seu nome e há mais de duas décadas encanta tanto os pequenos quanto os adultos.

Guacirema lembra que, após o primeiro contato com a técnica dos balões, ficou fascinada e decidiu fazer o curso. Com o CBA (Certificado de Balões Artísticos) em mãos, viu-se sem dinheiro para investir. Mas precisava se mexer. Foi então que teve a ideia de mostrar seu trabalho no Clube Atlético Aramaçan durante o Dia das Crianças, onde fez e distribuiu as esculturas por horas a fio. O esforço valeu a pena. Desde este dia seu trabalho passou a ser reconhecido e ela foi chamada para decorar festas na região. Daí para a Capital foi um pulo. Conquistou diversos clientes, entre eles alguns famosos, como Faustão, Tom Cavalcanti e Felipe Massa.

Muito mais do que o dinheiro que sanou suas preocupações, o que motiva a artista diariamente é a emoção proporcionada às pessoas durante as festas que decora, e que não são poucas: a média é de dez a cada fim de semana. “Amo de paixão o que faço e o meu maior prazer é quando um pai quer que eu faça a festa do filho dele e tem confiança no meu trabalho.” (colaborou Miriam Gimenes)
 




Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados