Santo peixe

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Miriam Gimenes

Divulgação
Risotto de Salmão criado por Patrícia Fontana

A abstinência de carne na Sexta-feira Santa é prática comum entre os católicos ferrenhos. Sinal de respeito Àquele que teve o sangue derramado na cruz para livrar os pecados do mundo. Trazido pelos portugueses, o bacalhau é tradicionalmente usado como opção de mistura nas refeições desse dia sagrado. Mas existem muitas outras receitas – tão boas quanto – para quem quer seguir à risca os preceitos da Igreja, que incentiva não só o consumo de peixe nessa data como também o jejum em uma das refeições.

Além de evitar o sangue presente na carne vermelha, o ritual abarca outras intenções. “Serve para aprender a dominar as paixões, fazer um pouco de sacrifício e ajustar suas atitudes com a vontade de Deus”, explica o vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo, Antonio Aparecido Pereira. De nada adianta, segundo ele, evitar a carne e exagerar no peixe ou em qualquer outra iguaria.

Sem esquecer, portanto, das doutrinas cristãs, confira a seguir algumas sugestões que prometem deixar seu almoço ‘santo’ muito mais apetitoso.

Truta grelhada com risoto de brócolis e molho especial
(Luis Recoba)

Ingredientes: Truta – 1 truta inteira aberta com a pele (200 a 250 g); 150 ml de azeite extravirgem; 1/2 limão espremido; 1 colher (café) rasa de alho triturado; 150 ml de vinho branco seco. Molho especial – 250 ml de creme de leite fresco; 1 colher (sopa) de limão espremido; 1 colher (sopa) de vinho branco; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (chá) de gergelim para enfeitar. Risoto de brócolis – 1 xícara (chá) de arroz arbóreo; 150 g de brócolis ninja picado; 1tablete de caldo de legumes; 1 colher (sopa) de cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 2 colheres (sopa) de vinho branco seco; 25 g de queijo parmesão ralado.
Modo de preparo: Truta – Faça um molho com o azeite, o limão, o alho e o vinho branco e deixe a truta mergulhada nele por 10 minutos. Grelhe o peixe dos dois lados em uma chapa e retire a pele.
Molho especial – Misture o amido de milho com o limão e o vinho branco e reserve. Coloque o creme de leite em fogo brando até ferver e adicione a mistura de amido de milho, limão e vinho branco. Deixe por cinco minutos em fogo brando.
Risoto de brócolis – Coloque em uma frigideira o azeite e a cebola até murchá-la. Em seguida coloque o arroz arbóreo. Ao aquecer, adicione o vinho branco e deixe evaporar. Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos. Depois, adicione os brócolis e espere cinco minutos. Para finalizar, ponha a manteiga e o queijo parmesão.
Montagem: Coloque a truta grelhada, o risoto de brócolis e acrescente o molho especial por cima do peixe. Use as sementes de gergelim preto para decorar o prato.

Risoto de abobrinha, shitake e alcachofra
(Alessandro Oliveira)

Ingredientes: 1 abobrinha tipo italiana cortada em cubos; 2 fundos de alcachofra cortados em lascas; 3 shitakes médios cortados em tirinhas; 380 g de arroz arbóreo; 1 e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco; 1 e 1/2 litro de caldo de legumes; 2 colheres (sopa) de parmesão ralado; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de cebola picada; 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; ervas picadas (alecrim, tomilho, sálvia e salsinha) a gosto.
Caldo – 3 litros de água; 80 g de cebola em pedaços; 80 g de cenoura em pedaços; 80 g de salsão em pedaços; 50 g de alho-poró em rodelas; 1 maço de ervas aromáticas; sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo: Caldo – Junte todos os ingredientes em uma panela. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe até reduzir o caldo pela metade. Retire do fogo, peneire e reserve. Grelhe as abobrinhas até dourarem. Reserve. Refogue rapidamente a alcachofra. Depois de dois minutos, adicione o shitake, a abobrinha e as ervas. Retire do fogo e reserve. Na mesma panela refogue a cebola até murchar, junte o arroz e adicione o vinho. Quando evaporar, acrescente o caldo aos poucos, mexendo sempre em fogo alto, e faça isso até o arroz ficar al dente. Junte os legumes ao arroz, mexa, retire do fogo, adicione a manteiga e o parmesão. Misture bem. Se o risoto estiver seco, adicione um pouco mais de caldo. Sirva com parmesão ralado.

Risoto de salmão
(Patrícia Fontana)

Ingredientes: 100 g de salmão em cubos ou lascas já cozidos e sem pele; 250 g de arroz italiano cozido; 5 g ou 1 colher (café) de tablete de caldo de frutos do mar; 20 ml de azeite; 40 g de tomate fresco picado; 20 ml de molho ao sugo; 80 ml de caldo de legumes; 60 g de queijo parmesão; 1 pitada de pimenta-do-reino; 1 pitada de salsinha picada; 20 g de margarina.
Modo de preparo: Em uma frigideira, coloque o caldo de legumes para aquecer. Acrescente o arroz italiano, o tomate fresco picado, salmão, azeite, o caldo de frutos do mar e o molho ao sugo. Mexa bem, com cuidado para não amassar os grãos de arroz. Coloque o queijo parmesão e misture novamente. Por último, acrescente a margarina, a salsinha e a pimenta-do-reino.

Carpaccio de polvo
(Ligia Warzée)

Ingredientes: 160 g de polvo cozido; 80 ml de azeite extravirgem; 20 ml de limão siciliano; ervas orientais a gosto (sugestões: shissô e togarashi)
Modo de preparo: Corte o polvo em fatias finas para carpaccio. Misture o limão e o azeite extravirgem e jogue por cima do polvo. Em seguida, salpique as ervas finas por cima. Use um prato fundo para o molho cobrir o polvo.

Scarpa com Alcaparras, champignon, batatas coradas e manteiga de garrafa
(Ligia Warzée)

Ingredientes: 400 g de pescada cambucu em filés; 1/2 kg de batata cortada; 1/2 xícara (chá) de vinho branco; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 dente de alho; 1/2 cebola picada; 1 colher (sopa) de manteiga derretida; 1 colher (sopa) de alcaparras; 1 colher (sopa) de açafrão; suco de 1 limão; salsinha e cebolinha picadas e sal a gosto.
Modo de preparo: Bata no liquidificador vinho, limão, azeite, alho, cebolinha, cebola e sal. Tempere o peixe com esse molho e deixe descansar por uma hora. Descasque e corte as batatas, cozinhe em água com sal e o açafrão até ficarem macias. Reserve. Escorra e grelhe os filés de peixe. Doure-os dos dois lados, derreta a manteiga e junte as alcaparras. Deixe em fogo baixo por cinco minutos. Reserve. Transfira o peixe em uma traves



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados