Cores para ousar

Envie para um(a) amigo(a) Imprimir Comentar A- A A+

Compartilhe:

Raquel de Medeiros

Cores são elementos essenciais na decoração de um ambiente. Revelam a personalidade do proprietário e podem transformar a energia dos lugares. Nada melhor do que a força das tonalidades quentes para dar sensação de acolhimento à casa. Entre as tendências estão o amarelo, o vermelho e o laranja, que podem ser aplicados em paredes ou apenas usados em alguns elementos, como aparadores, almofadas, luminárias e vasos.

Os que preferem discrição, por sua vez, devem optar pela mistura com tons frios, como o azul-turquesa. “Quem não é ousado pode deixar predominar a cor fria e mesclá-la com itens em tons quentes”, sugere a decoradora e designer Sueli Zapparolli.

É importante lembrar também que as cores quentes ajudam a realçar a iluminação do espaço. Se o lugar já recebe muito sol, a opção deve ser por tonalidades mais sutis de amarelo e laranja. Em espaços escuros, tons vibrantes são bem-vindos.

FOGÃO BRILHANDO

Divulgação
Inox é delicado e deve ser limpo com sabão neutro

A delicadeza do inox exige mais cuidados na hora da limpeza. Para que fique longe de riscos e brilhando, o fogão deve ser limpo com água, sabão neutro e uma esponja bem macia. Nunca utilize esponja ou palha de aço, saponáceos ou qualquer material abrasivo nas partes em inox, que podem ficar com manchas irreversíveis.
Contra marcas de água, o melhor é aplicar álcool ou vinagre branco com auxílio de um pedaço de pano.

Para uma limpeza mais pesada, a dica é usar um pouco de bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. “Depois, é só lavar normalmente e secar com um paninho macio”, orienta a personal assistant Heloisa Sundfeld. Para evitar que a superfície fique riscada, passe um pano macio, embebido em fluido de isqueiro, esfregando delicadamente. Repita a operação, se necessário, e depois dê brilho com auxílio de uma flanela.

MODERNO RETRÔ

Divulgação

Geladeira vintage é charmosa

Sabe aquelas cadeiras antigas, dos tempos da avó? Basta uma pintura ou estofado atual para que elas adquiram ares modernos. O vintage e o retrô estão em alta na decoração e ficam bem em qualquer canto da casa. O importante é não exagerar na dose. “Tudo retrô no mesmo ambiente é muita informação. Melhor misturar móveis de estilo antigo com outros modernos”, alerta a arquiteta Natália Pini.

Para agradar a proprietários que admiram designs antigos, a Brastemp criou uma linha nostálgica de eletrodomésticos. O frigobar (R$ 999) é feito com pés de palito cromado e puxador típico dos anos 1950. O visual retrô, no entanto, é acompanhado do avanço tecnológico. O utensílio possui espaço para armazenar latas, tem separador de garrafas e congelador.

FIQUE POR DENTRO

A decoradora e designer Sueli Zapparolli e a arquiteta Natália Pini dão dicas de itens que estão em alta nos ambientes
desenvolvidos por profissionais e outros que devem ficar de fora da decoração do lar. Confira:

IN

  • A tendência color blocking, que preencheu as coleções de verão nas passarelas, agora ganha vez dentro de casa. Móveis ousados e coloridos são bem-vindos se bem
  • combinados.
  • A onda da sustentabilidade ganha vez na decoração. Móveis e painéis feitos com madeira de demolição estão em alta já há algum tempo.

OUT

  • Plantas artificiais, especialmente as de plástico, devem ser evitadas na hora de decorar o lar. Prefira sempre as naturais.
  • Além de ser inimigo da saúde por favorecer o acúmulo de ácaros, o carpete de tecido está fora de moda. Melhor optar pelo de madeira.



Diário do Grande ABC. Copyright © 1991- 2024. Todos os direitos reservados